O secretário de Estado de Saúde, João Batista Pereira da Silva, garantiu que hoje devem ser quitados os atrasos com os hospitais regionais de Mato Grosso. Os atrasos dos repasses, que vêm comprometendo os atendimentos, segundo os representantes das unidades, causam prejuízos desde o início deste ano. Diante da situação, as unidades decidiram paralisar as atividades.
Contudo, Batista garantiu ontem, durante evento para tratar da construção do novo Hospital Júlio Muller, em Cuiabá, que os repasses serão feitos. Os pagamentos garantidos pelo secretário são referentes ao mês de agosto, uma vez que os relatórios de setembro ainda não teriam sido finalizados. Batista diz que, mensalmente, o custo médio dos repasses aos hospitais e os médicos está em cerca de R$ 19 milhões.
“Nesta semana estaremos regularizando os serviços, pagaremos o mês de agosto, já que do mês de setembro ainda não há relatórios finalizados. Por isso, estamos devendo o mês de agosto e procuraremos saldar nesta semana”, disse.
A paralisação dos serviços compreende os hospitais regionais de Alta Floresta (779 quilômetros de Cuiabá), Rondonópolis (215 quilômetros de Cuiabá), Colíder (634 quilômetros de Cuiabá) e Sorriso (395 quilômetros de Cuiabá). Alguns hospitais alegam que os repasses estão atrasados desde abril.