Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Hospital de Rondonópolis retira rim de paciente e evita entregar exame
Por Bárbara Sá
12/10/2016 - 05:58

Foto: RDNEWS

Operador de empilhadeira foi atingido por uma bala, passou por procedimento cirúrgico e depois descobriu que, ao invés do projétil, retiraram o órgão de sua coluna vertebral; vítima vê descaso

Bárbara Sá 
Enviada Especial a Rondonópolis

 

Após ter perdido um dos rins no Hospital Regional de Rondonópolis, o operador de empilhadeira Jefferson Hora dos Santos, de 30 anos, afirma que a unidade hospitalar se recusou a entregar o exame de tomografia realizada no local. Somente depois da repercussão do caso é que foi procurado. Em sua residência, no bairro Dom Oscar Romero, em Rondonópolis, Jefferson concedeu entrevista exclusiva ao  nesta terça (11).

“Pedi o laudo porque quero uma segunda opinião, mas o médico apenas mostrou as imagens no computador. E ainda me pediu que sempre que eu passar mal é para procurá-lo, e que nem preciso passar pelo pronto atendimento, não entendi”, relata. Jefferson explica que precisa do exame pois tem o direito de saber se realmente não existe uma forma de tirar esse objeto do corpo.

O médico que mostrou o resultado da tomografia é o diretor do hospital Luiz Antunes Hatchem. A maior reclamação do operador de máquina e da sua esposa Flávia Lopes da Silva, 26, foi o descaso da unidade hospitalar. “Nós só fomos saber que a bala não havia sido retirada e que ele estava sem o rim por que ele sentia muitas dores”, conta.

"Não conseguia caminhar. Fui parar no
PA e me pediram raio-X. Foi neste
exame que a médica, assustada, viu
que tiraram o meu rim e que a bala
está próxima da minha coluna"

Ele foi a um pronto atendimento e o atendente disse que a dor teria sido provavelmente causada pela anestesia. Jefferson, então, voltou para casa e, na semana seguinte, retornou ao hospital para retirar o restante dos pontos. Ele conta que a dor só continuava aumentando, e novamente reclamou ao atendente, que repetiu a mesma resposta. “Não conseguia caminhar. Fui parar no PA e me pediram raio-X. Foi neste exame que a médica, assustada, viu que tiraram o meu rim e que a bala está próxima da minha coluna", diz.

Conforme o casal, todo o atendimento foi complicado. O médico que realizou a cirurgia, Gil Cesar Ferreira, chegou a afirmar para Flávia que tinha esquecido do Jefferson. O operador de máquina havia sido operado em 7 de setembro, em um domingo, e o profissional só foi ver o paciente na terça (9). “Quando o questionamos, ele simplesmente disse 'tinha esquecido dele', não é um absurdo!”, enfatiza.

O hospital não informou a ninguém da família que a bala continuava no corpo do Jefferson. No raios-X é possível ver a bala alojada rente à coluna vertebral. O operador está afastado do trabalho por 60 dias e vai passar por perícia médica do INSS no final de outubro, desta vez em Barra do Garças (a 516 km de Cuiabá), porque a unidade de Rondonópolis não tem no momento peritos para realizar o atendimento.

“Está muito complicado, sem emprego, sem saber o que fazer. E agora sem um rim. Me pergunto se tinha mesmo a necessidade de retirarem o meu rim? A bala que eles dizem ser explosiva, continua inteira dentro de mim”, lamenta Jefferson.

Fotos: Reprodução/Gilberto Leite/Rdnews

exame e ficha jefferson rondonopolis

Reprodução de 2 documentos, sendo exame de corpo de delito feito em Jefferson dos Santos e ficha médica do paciente, que cita tomografia e bala alojada no corpo

Briga

A briga de trânsito em que Jefferson se envolveu foi registrada na madrugada do dia 11 de setembro, um domingo, por volta das 2h. Ele e a mulher Flávia Lopes da Silva, 26, e um casal de vizinhos foram de moto, ainda na noite de sábado (10), para uma lanchonete pequena, que fica em frente a uma maior, com nome de Copo Sujo. Ambos têm moto Titan preta. Ficaram por lá por um bom tempo.

Na hora de ir embora, o vizinho bebeu demais e não conseguia dirigir. A esposa de Jefferson conta que, por causa disso, ela assumiu a condução da motocicleta, levando a vizinha na garupa e, Jefferson, dirigiu a moto do embriagado, com ele no banco de carona. “Era umas 2 horas da madrugada e a gente saiu da lanchonete. Quando ia chegando à rua José Barriga, que fica no bairro Jardim Paulista, um cara passou numa caminhonete Triton, de cor branca, e me fechou. Eu buzinei e o cara não gostou. Voltou de ré. Meu marido desceu da moto e foi tirar satisfações com ele e o cara atirou, acertou meu marido. Poderia ter acertado todos nós”, detalha a esposa Flávia.

Segundo ela, foram momentos de forte tensão. A Polícia Militar foi acionada e registrou Boletim de Ocorrência. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) levou a vítima para o hospital regional. A cirurgia foi feita no domingo mesmo, diante de um quadro preocupante. Na quarta-feira (14), Jefferson teve alta, sem saber que continuava com o projétil no corpo.

Outro lado

A reportagem do  esteve no hospital regional. A recepção informou que a versão dos fatos seria fornecida por meio de nota pela assessoria de imprensa. Procurada, a assessora Lilian Cacau afirmou que os diretores da unidade hospitalar, gerida pela OSS São Camilo, iria se reunir para tomar conhecimento do assunto para, então, se manifestar.

Às 17h36 - Hospital sinaliza que medidas foram tomadas

Por meio de nota, o hospital informa que todas as medidas assistenciais corretas foram tomadas no quadro do paciente em questão. O ferimento por arma de fogo em região lombar esquerda culminou na perda do rim. Em exame de tomografia foi constatada a presença do projétil fora da coluna vertebral, local que não há indicação médica para retirada considerando os riscos ao paciente.

Ainda explica que em decorrência da dor foi ofertado pelo hospital um colete de Putt de estabilização para melhor conforto e continuidade no acompanhamento do paciente. "O hospital reitera que não há equívocos na assistência prestada".

 

Carregando comentarios...

Meio Ambiente

Primeiras elefantas chegam a santuário

12/10/2016 - 05:21
Utilidade Pública

Vagas disponíveis no Sine hoje,11

11/10/2016 - 14:13