Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
D. Vilar assume diocese paulista e é recebido por milhares de fiéis
Por G1 São Carlos/SP
23/11/2016 - 07:43

Foto: G1

Cerca de 5 mil fiéis acompanharam a posse do novo bispo da diocese de São João da Boa Vista (SP), Dom Antônio Emídio Vilar, em passeata e missa no  domingo (20). Ele vai comandar no comando de 80 paróquias no lugar do bispo Dom David Dias Pimentel, que por questões de saúde preferiu se afastar das obrigações religiosas. Dom Vilar foi nomeado pelo Papa Francisco em setembro.

 

Durante a manhã os fiéis acompanharam o novo bispo em uma passeata pelas ruas da cidade. A caminhada foi até o ginásio do Centro de Integração Comunitária. Dom Vilar foi recepcionado com fogos de artifício.

 

O coração bate forte de sentir essa acolhida calorosa, que fortalece a gente diante do desafio e assim nos alegra de saber que toda a igreja que caminha, a gente vai poder caminhar juntos e sentir a presença e a ação de Deus em todos eles"

 

Dom Antônio Emídio Vilar, bispo da diocese de São João da Boa Vista

 

 

Cerimônia

 

 

 

Por volta das 10h, a cerimônia de posse foi conduzida pelo arcebispo de Ribeirão Preto. Religiosos e autoridades cumprimentaram Dom Vilar. Em seguida foi realizada a missa.

 

“Tomar posse como bispo da diocese é um momento muito especial de unção, de efusão do Espírito de Deus para a gente poder iniciar esse ministério. Toda essa comunidade que se reúne nessa fé vem também se fortalecer. O coração bate forte de sentir essa acolhida calorosa, que fortalece a gente diante do desafio e assim nos alegra de saber que toda a igreja que caminha, a gente vai poder caminhar juntos e sentir a presença e a ação de Deus em todos eles”, afirmou.

 

 

Renúncia

 

 

Dom David fez um pedido de renúncia, que foi aceito pelo papa Francisco e publicado pelo Vaticano. Dom David, de 75 anos, foi bispo da diocese de São João por 15. Em agosto de 2015, sofreu um acidente vascular cerebral e por isso ficou com dificuldade para se movimentar, mas continua lúcido. Foi ele quem anunciou a um grupo de padres da diocese o nome de Dom Vilar.

 

O novo bispo, de 59 anos, nasceu em Guardinha, distrito da cidade mineira de São Sebastião do Paraíso e foi ordenado sacerdote em 9 de agosto de 1986. Atuava na diocese de cárceres, Mato Grosso.

 

Nomeado bispo de São Luiz de Cáceres em julho de 2008, ele é vice-presidente da Conferência Episcopal Regional Oeste 2 e Membro da Comissão Episcopal para a Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB)                      

 

Carregando comentarios...

Polícia

Casos de abuso sexual aumentam em MT

23/11/2016 - 07:37
Utilidade Pública

Vagas disponíveis no Sine hoje,23

23/11/2016 - 07:22
Economia

BB fechará 4 agências em MT

22/11/2016 - 10:39
Utilidade Pública

Vagas disponíveis no Sine hoje,22

22/11/2016 - 10:00