Em mais uma viagem a Brasília, o deputado Dr. Leonardo (PSD) volta com a boa notícia de que o Conselho Nacional das Zonas de Processamento de Exportação (CZPEs), vinculado ao Ministério de Indústria, Comércio Exterior e Serviços prorrogou o prazo da ZPE de Cáceres.
Em novembro, o governo do Estado lançou o edital de licitação e o prazo para o início das obras era de 31 de dezembro de 2016. Temendo perder o prazo e comprometer a tão sonhada ZPE, por conta dos trâmites burocráticos, Dr. Leonardo iniciou a luta. Confiante em fazer a defesa de Mato Grosso, ele se reuniu por diversas vezes com a secretária-executiva da CZPE, Thaíse Dutra, que, vendo o esforço e a preocupação do deputado, em consenso, aprovou o pleito da prorrogação. O objetivo, segundo Dr. Leonardo, era garantir o início das obras.
“Vamos respirar tranquilos agora, pois, estávamos correndo contra o tempo. Até então, tínhamos somente até dezembro deste ano e caso não conseguíssemos fazer todos os trâmites a tempo, corríamos o risco de perdê-la. Para que isso não acontecesse, foi que iniciamos a luta em Brasília e hoje saímos com a feliz notícia de que teremos o tempo suficiente para começarmos as obras”, destacou.
ZPE de Cáceres
Emperrada há mais de 20 anos, o pontapé inicial se deu com o empenho do deputado Dr. Leonardo, que em menos de um ano de mandato, conseguiu aprovar em record, a Mensagem que tornou o Poder Executivo sócio majoritário da ZPE, garantindo assim, R$ 16 milhões para a primeira etapa da obra. Vice-líder do governador Pedro Taques (PSDB), na Assembleia Legislativa, Dr. Leonardo não mediu esforços para ver esse sonho tão antigo do povo cacerense, se tornar realidade. Dr. Leonardo agradeceu o esforço do governador, bem como da Prefeitura de Cáceres e Assembleia Legislativa, que entraram na luta pela efetivação da Zona de Processamento.
“É um passo importante para a consolidação da ZPE e mostra o comprometimento do governador e de toda a sua equipe, bem como o prefeito Francis Maris e os colegas deputados. Todos os esforços necessários foram feitos, nos unimos em prol desta causa e hoje essa união começa a se tornar real, efetiva e concreta. Sabemos da importância desta ZPE e o impacto econômico positivo que vai gerar ao estado. Sinto-me honrado por estar a frente dessa luta e trazer essa boa notícia para Mato Grosso”, salientou.
A primeira etapa é a construção do módulo de infraestrutura básica, que inclui o prédio administrativo da ZPE, guarita, restaurante, espaço aduaneiro da Receita Federal, galpão de armazenagem e pátio. Para o deputado, a ZPE fomentará o crescimento de toda a região oeste e sudoeste, gerando novos empregos e rendas, atraindo indústrias e comércios, refletindo diretamente na economia e no desenvolvimento de todo o estado.