Encerrou nesta sexta-feira (25) a quarta fase do V Concurso Público para Defensores Substitutos de Mato Grosso. Ao longo de toda a semana, 76 candidatos expuseram à banca seu conhecimento sobre o Tribunal do Júri.
Os aprovados para a Prova Oral de Tribuna foram divididos em dez grupos e tiveram a oportunidade de realizar sua sustentação oral após o sorteio de um entre os catorze temas escolhidos pela banca examinadora.
O Defensor Público-Geral, Djalma Sabo Mendes Júnior, acompanhou o último dia de prova, aproveitando para entregar aos membros da banca um certificado pela participação nesta fase do concurso. “Realizamos este concurso em tempo recor porque sabemos da necessidade da Instituição em preencher todo seu quadro, sanando, assim, o déficit de Defensores Públicos no interior do Estado. Parabenizo a Universidade Federal de Mato Grosso pela realização do Concurso, bem como a Banca Examinadora da Prova de Tribuna brilhantemente conduzida pelo Dr. Silvio Jeferson, 1º Subdefensor Público-Geral, e composta pelos colegas Fernando Soubhia, Jacqueline Geivizier, Gonçalbert de Paula e pelo representante da Ordem dos Advogados do Brasil, Dr. Pedro Paulo Peixoto. A sociedade mato-grossense aguarda ansiosamente a chegada desses novos Defensores Públicos.
Para o presidente da banca, Defensor Público Silvio Jeferson de Santana, que também participou da comissão responsável pelo último concurso para ingresso nos quadros da Defensoria, a prova de tribuna se revela importante por ser uma das principais atividades dos Defensores no interior. “O conhecimento técnico impressiona, o que nos conforta ao saber que a Instituição contará com profissionais capacitados e preparados.
Já o advogado Pedro Paulo Peixoto da Silva, representante da OAB nos trabalhos de avaliação dos candidatos para a quarta fase, destacou o conhecimento que apresentaram sobre a Instituição em Mato Grosso. “Ficamos surpresos por saber que mesmo vindos de outros estados, já conhecem as iniciativas da Defensoria mato-grossense”, avaliou.
Também participaram da banca os Defensores Públicos Fernando Antunes Soubhia, que atua na comarca de Barra do Garças, Jacqueline Gevizier Nunes Rodrigues, do Núcleo de Rondonópolis e Pedra Preta, e Gonçalbert Torres de Paula, lotado em Lucas do Rio Verde.