O ano de 2016 está acabando, mas ainda é tempo de se capacitar. O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato osso (SENAR-MT) e Sindicatos Rurais realizará em dezembro 142 ações em 57 municípios do Estado. O SENAR-MT tem em seu portfólio 254 treinamentos voltados para Formação Profissional Rural (FPR) ou Promoção Social (PS).
Vale pontuar que todos os treinamentos da instituição são gratuitos e atendem as demandas das 15 principais cadeias produtivas de Mato Grosso: Sojicultura e Milhocultura (soja e milho), Cotonicultura (algodão), Bovinocultura de Corte (carne bovina), Bovinocultura de Leite (leite e derivados), Sucroalcooleira (açúcar e derivados da cana), Apicultura (produção de mel), Avicultura (aves), Ovinocaprinocultura (ovelhas e cabras), Equideocultura (cavalos, muares e burros), Fruticultura (frutas), Olericultura e Mandiocultura (hortaliças e mandioca), Piscicultura (peixes), Sistemas Florestais (madeira, seringa e manejo), Cafeicultura e Suinocultura (suínos).
O Senar-MT também realiza 13 Programas Especiais focados na gestão da propriedade, segurança do trabalho, empreendedorismo, atendimento às pessoas com necessidades especiais, cidadania e inclusão digital.
Para este mês os destaques são os treinamentos sobre inclusão digital, que contará com oito turmas nos municípios de São Félix do Araguaia, Porto dos Gaúchos, Matupá e Barra do Bugres.
Outro treinamento que será realizado neste mês é sobre a NR 33 – Espaço Confinado. Serão sete turmas em Tapurah, Nova Mutum, Diamantino, Comodoro, Sapezal e Novo Mundo. Os interessados em fazer qualquer tipo de treinamento oferecido pelo SENAR-MT devem procurar o Sindicato Rural do seu município, pois a programação está sujeita a mudanças de acordo com as demandas dos parceiros.