Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Telessaúde Mato Grosso lança novo serviço para a população
Por Evânia Costa
09/02/2017 - 15:45

Foto: divulgação

Através de tecnologias de informação e comunicação, o novo serviço de telediagnóstico - o Tele-estomatologia, que passou a funcionar esta semana (08.02), vai auxiliar os profissionais cirurgiões-dentistas e médicos de todo o Estado no diagnóstico de doenças que comprometem a cavidade bucal. O apoio técnico assistencial (teleconsultoria, vídeo conferência e telediagnóstico) para os profissionais de saúde, que trabalham nos 141 municípios mato-grossenses, vai evitar que pacientes do interior tenham que se deslocar para a Capital em busca de atendimento especializado.

 

A chefe da Unidade e-Saúde do Hospital Universitário Júlio Müller (HUJM-UFMT/Ebserh), Maria Conceição da Encarnação Villa, ressalta a importância da inclusão dessa especialidade no serviço. “Cirurgiões dentistas e médicos das Unidades Básica de Saúde do Estado poderão contar com o apoio de especialistas para o diagnóstico precoce das lesões de boca, qualificando a atenção à saúde prestada à população”.

 

Mantido por meio de uma parceria entre o HUJM e a Secretaria Estadual de Saúde (SES), o Telessaúde é uma importante ferramenta de apoio técnico assistencial, que aumenta a capacidade de resolução de problemas de saúde pelas equipes de saúde que atuam na Atenção Básica e contribui para a garantia da integralidade do cuidado, ao favorecer o encaminhamento de casos que precisem de cuidados de outros níveis da atenção.

 

O Tele-estomatologia (telediagnóstico em estomatologia) é o mais novo serviço ofertado pelo Núcleo TelessaúdeMT. A cirurgiã dentista especialista em estomatologia, Professora Doutora Diurianne Caroline Campos França, explica que a rápida identificação de lesões bucais pode qualificar ou evitar encaminhamentos para especialistas. O diagnóstico precoce dessas lesões, em especial das lesões potencialmente malignas é de fundamental importância para o paciente, pois previne os tratamentos mutiladores e o prognóstico desfavorável de neoplasias malignas em estágios mais avançados.

 

O cirurgião dentista, que faz parte do Programa de Fissuras Labiopalatinas do HUJM, Bruno Augusto de Barros, também contribui com a teleconsultoria. Na Odontologia, o diagnóstico e tratamento de lesões da região bucomaxilofacial é partilhado por diferentes especialistas: estomatologista (diagnóstico/tratamento clínico), radiologista (diagnóstico por imagens), patologista bucal (diagnóstico histopatológico) e o cirurgião bucomaxilofacial. Particularmente nos casos de maior complexidade diagnóstica/terapêutica, a troca de informações entre esses especialistas é fundamental. Porém, o Estado de Mato Grosso ainda é carente dessas especialidades.

 

Telessaude

  

As atividades do Telessaúde MT iniciaram em julho de 2013, sendo que o Núcleo Técnico Científico Telessaúde MT está instituído no HUJM desde janeiro de 2015. Durante esse período já foram realizadas 3.135 teleconsultorias, e destas 93 teleconsultorias em odontologia, o que representa 3% do total. Atualmente há 340 cirurgiões-dentistas cadastrados na plataforma do telessaúde, que atuam nas Unidades Básicas de saúde de 108 municípios.

 

 

Carregando comentarios...

Educação

Vagas do FIES na FAPAN são divulgadas

07/02/2017 - 19:50

07/02/2017 - 12:40