Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Setembro, mês da Bíblia
Por por padre Jair Fante
13/09/2012 - 17:06

Setembro avança! Ipês do Mato Grosso apresentam seus coloridos. Costas serranas enfeitadas de roxo, amarelo e branco! Mesmo em meio à escasses das chuvas - próprio deste período do ano – a força da primavera faz pulsar a natureza à espera do vigor das águas que se aproximam. Na cultura ocidental cristã, setembro é caracterizado como o mês da Bíblia. Neste mês lembramos e celebramos a Palavra de Deus que é para nós fonte de vida e de salvação. A Bíblia foi escrita pelos homens, porem, com inspiração vinda de Deus! Ele utilizou-se de homens e mulheres para que escrevessem a história da salvação, inspirados pelo Espírito Santo de Deus; por isso dizemos que quem escreveu foi o próprio Deus! A Bíblia é a carta de Deus deixada a nós que somos seus filhos. Na Bíblia podemos encontrar direção pra tudo que acontece em nossa vida. Não precisamos ler a Bíblia inteira, de uma vez só… Pode-se ler um pouquinho a cada dia… Além do mais, a Bíblia está disponível para todas as faixas de idade; importante tomar contato com este livro e deixar-se tocar por ele, pois: “toda Escritura é inspirada por Deus e é útil para ensinar, para argumentar, para corrigir, para educar conforme a justiça” (2Tm 3,16). Por isso, a Bíblia é como uma bússola que norteia o caminho humano. A Bíblia, palavra de origem grega “biblos” (que quer dizer biblioteca), é um conjunto de 73 livros, distribuídos em 2 grandes blocos: Primeiro Testamento (46 livros) e Segundo Testamento (27 livros). Estes livros revelam a vida de Deus presente na história humana. Na Bíblia, a Palavra de Deus é expressa pela escrita humana. Esta “carta de amor”, que Deus destina ao ser humano, revela o seu projeto, transforma a vida das pessoas, ajuda a viver em liberdade e conduz à salvação. Por isso, a Bíblia não é uma “doutrina sobre Deus”, mas uma longa experiência de amor entre Deus e o ser humano. Em todas as épocas da história, sobretudo em tempos difíceis, como os que hoje vivemos, voltamos a alimentar-nos da Bíblia. A fé nos diz que a Bíblia é “Palavra de Deus” para nós. “Tua Palavra é lâmpada para os meus pés, Senhor; luz para o meu caminho...” (Sl 118). Desconhecer a mensagem Divina é permanecer nas trevas quando a luz nos é oferecida. Abrindo a Bíblia, entramos em contato com o tesouro mais apreciado de toda a história da humanidade: a CARTA DE AMOR firmada em Aliança entre dois personagens: DEUS E O SER HUMANO. Milhões de pessoas, em épocas e lugares diferentes no mundo, procuraram e encontraram, nesta “carta de amor”, chamada Bíblia, sentido para a vida, razões e esperanças para viver. Qualquer acontecimento humano pode ser visto de vários ângulos diferentes, dando origem a várias interpretações. Do mesmo modo, os acontecimentos da História do Povo de Deus, narrados na Bíblia, podem ser vistos a partir de vários ângulos diferentes. O importante é descobrir a mensagem de Deus, comunicada em linguagem humana, e discernir a Boa Notícia da salvação na trama da história da humanidade. Os acontecimentos contados na Bíblia, tanto no 1º quanto no 2º testamento, foram relidos pelo Povo de Deus e reescritos pelos autores sagrados por inspiração divina, em função das novas situações históricas do povo. Assim, foi-se explicitando, no correr do tempo, a mensagem de Deus, tal como se encontra na Bíblia e que hoje temos em nossas mãos. A palavra de Deus, contida na Bíblia, deve ser lida e apreciada, principalmente sob três aspectos: leitura pessoal (em sentido orante), leitura comunitária (em sentido de estudo) e leitura litúrgica (nas celebrações litúrgicas). No próximo sábado daremos sequência, em nosso bate papo, sobre este santo livro que contém a Palavra de Deus expressa em linguagem humana.
Carregando comentarios...

Economia

Gás sobre 9,5% em MT

13/09/2012 - 10:54
Utilidade Pública

Vagas do Sine para esta quinta-feira, 13

13/09/2012 - 10:27
Polícia

PM recupera moto furtada

13/09/2012 - 10:15
Artigos

Sinal dos tempos...será?

12/09/2012 - 11:47
Utilidade Pública

Vagas do Sine para esta quarta-feira,12

12/09/2012 - 10:20
Cidades

Tragédia: suicídio choca Cáceres

11/09/2012 - 13:50
Artigos

Chefões poderosos X povo desdentado

11/09/2012 - 13:35