Segunda edição do Voa Viola - Festival Nacional de Viola aterrisa em Cuiabá
Por
23/04/2012 - 14:55
O Voa Viola - Festival Nacional de Viola chega a sua segunda edição em 2012 e, pela primeira vez, realiza uma de suas etapas na cidade de Cuiabá, dia 03 de maio, no Cine Teatro Cuiabá, às 20 horas. Com curadoria dos experientes violeiros e pesquisadores Roberto Corrêa e Paulo Freire, o espetáculo em Cuiabá apresenta cinco instrumentistas, duplas e grupos que se debruçam sobre esse que é um dos mais importantes instrumentos da identidade cultural brasileira, a viola!
Estão escalados para o show no Cine Teatro Cuiabá, a dupla Tietê e Passaúna, o grupo Viola da Terra e os cantadores Chico de Assis e João Santana, que fazem parte dos 24 artistas que compõem o panorama desta segunda edição e ficaram entre os 12 selecionados por meio de mobilização na rede Voa Viola (confira esses trabalhos no portal www.voaviola.com.br). Alguns artistas convidados também compõem a etapa Cuiabá: Fernando Deghi, um dos grandes violeiros brasileiros, já gravou vários discos e desenvolve um importante trabalho didático tendo editado livros e partituras para viola. Outra convidada especial é a Orquestra do Estado de Mato Grosso e o seu naipe de violas de cocho, que ao longo de oito temporadas tem apresentado diversos trabalhos tendo a viola como solista, inserindo este instrumento popular à música de concerto.
Com patrocínio exclusivo da Caixa, além de Cuiabá, o Voa Viola ocorre em outras três capitais brasileiras - Porto Alegre, Manaus e Rio de Janeiro, com o intuito de mapear o uso da viola no Brasil, atualmente. Também é objetivo do projeto promover a carreira de artistas violeiros, estimular e difundir o uso do instrumento, além de expandir seu público, tanto pelo portal Voa Viola quanto por onde passa o Festival.
A participação popular na seleção dos artistas para os shows contou com um modelo inovador baseado no sistema de aplauso. Na página do Voa Viola na internet, os artistas publicaram seus perfis com fotos, músicas e vídeos e o público pôde "aplaudir" suas postagens, no lugar do já conhecido "curtir" das redes sociais. "Já temos mapeado 48 artistas de todas as regiões do País, com várias idades, estilos e tipos de violas", afirma Roberto Corrêa ao completar que em 2012 tivemos 339 inscrições de 22 estados brasileiros. Na seleção popular foram contabilizados em 2012 exatos 1.152.695 aplausos, mobilizando aproximadamente 25 mil usuários.
A Comissão de Seleção, formada pelos curadores Paulo Freire e Roberto Corrêa e pelos jurados convidados Lirinha, Tárik de Souza e Arthur de Faria, analisou os trabalhos inscritos para trazer, no resultado do Festival, um panorama representativo do uso atual da viola no Brasil. "Os artistas inscritos foram analisados a partir das duas músicas apresentadas, com igual peso, e a escolha foi pautada por critérios como qualidade e originalidade, e também pela diversidade e abrangência nacional dos trabalhos selecionados", explica Roberto Corrêa.
Acessibilidade
Todas as quatro apresentações da segunda edição do Voa Viola - Festival Nacional de Viola - serão transmitidas ao vivo pela internet. "A transmissão ao vivo é uma de nossas preocupações com a acessibilidade de informação. Como temos a rede social, a ideia da transmissão surgiu de uma vontade de incluir todos os usuários da rede, mesmo aqueles que morassem em locais distantes ou não pudessem assistir aos shows por qualquer motivo. Este ano, estamos preparando um conteúdo bem amplo para a web. Vamos fazer tanto a cobertura ao vivo, como uma série de entrevistas editadas, que serão divulgadas no YouTube logo depois dos shows. A proposta é entrevistar todos os artistas, o público do teatro e mostrar o que acontece nos bastidores do Voa Viola", comenta Roberto Corrêa.
Para além dos espetáculos
O Voa Viola, além das apresentações, promove o II Seminário "Vertentes da Viola no Brasil - Tradição e Inovação, que ocorre em Belo Horizonte, no Sesc Venda Nova, nos dias 11 a 13 de maio. O Seminário é um espaço aberto a todo o público violeiro e fãs de viola, no qual há troca de experiências, cantoria, mesas de debate e muita prosa. É um lugar dinâmico, de reflexão e vivência, em que os participantes das mesas trazem sua experiência na área para estimular a conversa com todos os participantes do evento.
"Queremos estimular as trocas entre violeiros de diferentes origens e estilos, sempre valorizando as nossas referências históricas, e contribuir para o desenvolvimento do meio violeiro", stifica Roberto Corrêa ao concluir que o Seminário busca apontar caminhos de produção para as carreiras de violeiros e trazer reflexões sobre a continuidade da música tradicional, as transformações e a inserção da viola em novas linguagens musicais.
Programação 2012
Cuiabá - 03 de maio de 2012 / Cine Teatro Cuiabá, 20h
Tietê e Passaúna
Viola da Terra
Chico de Assis e João Santana
Fernando Deghi
Orquestra do Estado de Mato Grosso
Porto Alegre - 23 de maio de 2012 / Theatro São Pedro, 21h
Chão de Areia
J.Prado e Marcos Henrique
Bilora
Rogério Gulin
Cida Moreira e Passoca
Manaus - 02 de junho de 2012 / Teatro Amazonas, 20h
Viola Arranjada
Felipe e Fernando
Edmilson Ferreira e Antônio Lisboa
Juliana Andrade
Chico César
Rio de Janeiro - 14 de junho de 2012 / Teatro Carlos Gomes, 19h30
Orquestra Paulistana de Viola Caipira
Marcelo Loureiro
Joilson e Juliano
Miltinho Edilberto
Egberto Gismonti
SEMINÁRIO
II Seminário Vertentes da Viola no Brasil - Tradição e Inovação
11 a 13 de maio
Sesc Venda Nova - Belo Horizonte
Informações para o Show: www.voaviola.com.br
protasios.imprensa@gmail.com
(65) 8425-1443(65) 8425-1443 /(65) 3027-1824
Informações para o projeto:
Paula Corrêa
paula@voaviola.com.br
(11) 2892-4867 (11) 2892-4867 /(11) 8339-4867