Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Hospital São Luiz afasta médico denunciado por violência durante parto. Criança morreu
Por Diário de Cáceres/Clarice Navarro
07/06/2017 - 07:27

Foto: arquivo pessoal

O  médico obstetra Jarbes Balieiro Damasceno, foi afastado de suas funções pelo Hospital São Luiz, em Cáceres, após denúncia de maus tratos a uma parturiente. O fato ocorreu no último dia 30, quando a dona de casa Rosa Maria Martins Pires, de 27 anos, deu entrada na unidade, já em trabalho de parto, para ter seu terceiro filho. Ela foi internada através do SUS-Sistema Único de Saúde.

Devido aos maus tratos, a criança, uma menina, precisou ser reanimada após nascer, e morreu no último domingo,5. A mãe teve hemorragia interna e corria risco de morrer. Segundo a direção do hospital, o quadro da mãe foi revertido, ela passou por uma cirurgia e sobreviveu. Na tarde de ontem,6, ela depôs na Delegacia Especializada em Defesa da Mulher.

O marido dela, Roni Willian Cuiabano do Couto, registrou ocorrência na Polícia Civil e fez denúncia junto ao Ministério Público Estadual.

O casal mora na localidade do Facão, a dez km de Cáceres. Uma irmã de Roni, Carmem Regina Cuiabano do Couto, contou que a cunhada entrou em trabalho de parto por volta de 9 horas do dia 30, passando por consulta com o médico. Às 15, fez exame de ultrassom. No exame foi constado que ela estava sem líquido amniótico- justamente o líquido responsável também por proteger o feto de movimentos bruscos. Ela teria que passar por uma cesariana, segundo indicou o médico radiologista. “Mas o obstetra disse que seria parto normal”- narra a cunhada. “Ela ficou tomando soro e sentindo dores até às 21 horas, quando a cabecinha do bebê “coroou”, já podendo ser vista”.

 

O ABSURDO:

 

Foi nesse horário que, segundo a denúncia, o médico empurrou a cabeça da criança de volta, porque uma enfermeira teria dito que o local não poderia ser sujo de sangue. Apenas duas horas após isso, as onze da noite, a parturiente foi encaminhada para o centro cirúrgico, onde teve a barriga pressionada por integrantes da equipe de obstetrícia para forçar o parto normal. Com a violência os pontos da cesárea feita para ele ter o filho anterior estouraram. Ela teve hemorragia interna e foi levada para a Unidade de Tratamento Intensivo. A menininha, que recebeu o nome de Vitória, também foi encaminhada para a UTI após ser reanimada, mas morreu no domingo. No boletim o marido narra que sua esposa sofreu também agressões verbais durante todo o processo. O obstetra Jarbes perguntava se ela queria que ele parisse no lugar dela, e que ela era muito “mole”.

O caso será investigado pela Polícia Civil. Extra-oficialmente a reportagem apurou que há imagens da violência sofrida pela mulher, flagradas por câmeras do hospital.

 

O HOSPITAL:

 

O diretor do Hospital São Luiz, Mario Kaoru, afirmou ao Diário de Cáceres que “infelizmente tudo levar a crer que a denúncia é verdadeira. É triste, é lastimável”-disse ele. O médico foi afastado, a equipe de obstetrícia que atendeu com ele teve o contrato de trabalho suspenso, uma sindicância foi aberta e o Conselho Regional de Medicina de Mato Grosso será notificado. “Após as investigações da comissão de ética responsável pela sindicância vamos tomar as providências que forem cabíveis”.

O relato do ocorrido foi parar em grupos de  watshapp e na rede social, onde as pessoas não param de se manifestar em apoio à família e pedindo providências.

 

Manifestações:

"Muita (sic) triste e revoltante o que aconteceu no hospital São Luiz no último dia 30 onde uma gestante chegou pra ter o seu bebê e foi torturada na hora do parto pelo o Dr jarbes que muito nervoso por terem acordado ele pra fazer o parto que ele recusou fazer cesariana pediu pra equipe do Centro cirurgico subirem na barriga da mãe já desmaiada forçando o bebê nascer causando vários danos a mãe que precisou fazer uma cirurgia de emergência porque tava tendo hemorragia interna , a bebezinha lutou 5 dias pela a vida ,más a morte foi mais forte no domingo ela não resistiu e veio a óbito. Esse hospital tem um selo amigo da criança, agora eu pergunto a vcs,que amigo é esse que quebra as crianças, matam os bebês maltratam as mãezinhas e ninguém faz nada ?cadê a direção desse hospital que não faz nada? Pessoal vamos compartilhar pra que esse fato não volta acontecer que alguma autoridade toma as devidas providências e que esse médico vai pra cadeia porque não é o primeiro caso que acontece, e até hoje não foi feito nada a direção abafa o caso.vamos compartilhar"
 
"Soube de mais um caso de negligência médica com gestantes (internadas pelo SUS) no Hospital São Luiz. Até quando isso, autoridades?"
 
Nota do Hospital São Luiz de Cáceres sobre a matéria:

Logo após o parto, a direção do HSL afastou o médico responsável pelo procedimento e instaurou uma sindicância interna pela Comissão de Ética, para que as responsabilidades sejam apuradas.
Essa comissão tem 30 dias para concluir as investigações. Não é possível falar sobre o que realmente aconteceu antes que essa comissão termine seu trabalho.
O HSL lamenta o falecimento da criança e está prestando toda a assistência à família.
O HSL está à disposição das autoridades para colaborar na apuração das responsabilidades pelo ocorrido.
Mario Rodrigo Kaoru Utsunomiya.
Diretor.
Carregando comentarios...