Feira de Tecnologia e Inovação, novidade dentro da 47ª Expocáceres
Por Assessoria/Clarice Navarro Diório
21/09/2012 - 11:13
A Feira é de Tecnologia e Inovação é uma novidade dentro da 47ª Expocáceres. Através de uma parceria entre o Sindicato Rural e a Associação Comercial e Industrial de Cáceres,. toda pessoa física ou jurídica que tenha algo novo para mostrar ao mercado pode participar, explica o coordenador da feira, Jorge Amedi, presidente da ACEC.
“Normalmente as empresas e pessoas se servem das Universidades para criar, produzir algo novo (inovação) e querem atingir o mercado consumidor. O estágio máximo disso é a pessoa ou empresa comprar uma patente (patentear seu negocio inovador) para que ninguém copie ou plagie.”
“O objetivo desta feira é mostrar o que o país tem, em especial nossa cidade, região e estado. Objetivando a ZPE e o distrito industrial; a área urbana busca “empresas limpa”, ou seja, ecologicamente corretas,para que esses estabeleçam em Cáceres. Nossa cidade tem várias entidades educacionais e precisa divulgar o que elas produzem em conhecimento tecno- científico. “-explica Amedi.
O espaço da feira comporta a participação de 20 empresas e empresários.” Já estamos comprometidos com UFMT E UNEMAT(com exposição de projetos bio gestores, de bionergia, biodiversidade, de biocombustível, entre outros); SECITEC (Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia), que trará professores doutores ma área de tecnologia e informação para palestras e workshops. Também uma empresa Espanhola/Brasileira na área de energia voltaica(aproveitamento da energia solar), e com a SICME (Secretaria de Indústria,Comércio,.Minas e Energia) com seus projetos no estado.
A FIEMT (Federação das Industrias do MT) também participa,com o SENAI E SESI expondo seus projetos e empresas de Tecnologia e Inovação.
A FECOMERCIO (Federação do Comércio de Bens e Serviços e Turismo MT) com o SENAC E SESC nos projetos de Tecnologia e Inovação,e outras, como a Associação Mato-grossense dos Municípios, CREA, empresas do setor educacional como Unopar, Projeta, empresas de website e designer, etc.”