A decisão da administração municipal em amontoar na Praça Barão do Rio Branco a grande quantidade de lixo retirada do rio Paraguai, no dia 15 de outubro, deixa comerciantes indignados. A faixa com os dizeres “Olha o lixo que você deixou na barranca do Rio Paraguai”, colocada em plena praça, tem o objetivo de chamar a atenção dos usuários de forma constrangedora para conservação do rio Paraguai.
Presidente da Câmara de Dirigentes Lojista (CDL) o empresário Faustino Natal é um dos que se mostram indignados com a atitude da administração. “É um ato infeliz da administração. Além de denegrir a imagem da nossa cidade ela coloca todos os pescadores e turistas na mesma condição de porco e desleixado. E não é bem assim: sabemos que a maioria dos usuários do rio são pessoas esclarecidas e conscientes da preservação ambiental”.
Na avaliação do presidente da CDL, a mensagem agressiva da prefeitura, para a limpeza e conservação do rio Paraguai, em pouco ou quase nada ajuda, pelo contrário: “Varias pessoas, principalmente, visitantes que chegam ao nosso restaurante (Kaskata) indagam: como o prefeito dessa cidade permite que façam um absurdo desse, amontoando lixo na praça?” ai temos que dizer que a iniciativa é dele próprio para chamar a atenção para limpeza do rio.
O comerciante José Carlos de Carvalho, o conhecido “Zé Carlos da Zoom” também não deixou por menos. “A faixa generaliza. Chama todo mundo de porco e mal educado. Creio que isso não é o mais correto” diz acrescentando que “eu sou favorável a uma campanha de conscientização, principalmente, junto aos pescadores, turistas e demais frequentadores do rio. Penso que dessa forma seria mais sensato” diz.
O lixo amontoado na praça Barão do Rio Branco é o resultado do 29º mutirão de limpeza do rio Paraguai, ocorrido no último domingo. Ao todo foram retiradas cerca de 8 toneladas de lixo. Participaram da ação, além de pescadores e proprietários de embarcações, várias autoridades. Entre elas, o prefeito Francis Maris Cruz e o deputado estadual doutor Leonardo.