Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
TCC de acadêmico de Medicina avalia acuidade visual de alunos da rede municipal
Por Correio Cacerense
16/01/2018 - 13:00

Foto: Correio Cacerense

projeto é uma parceria da Unemat com o Centro Oftalmológico de Cáceres – COC e Secretaria Municipal de Educação

 

 

 

A visão, essencial para o aprendizado, é responsável pela maior parte da informação sensorial que recebemos do meio externo. A integridade desse meio de percepção é indispensável para o ensino da criança. Com o ingresso na escola, passamos a desenvolver mais intensamente as atividades intelectuais e sociais, diretamente associadas às capacidades psicomotoras e visuais.

Nesse contexto o acadêmico do curso de medicina da Unemat Thiago Becker desenvolveu seu Trabalho de Conclusão de Curso  objetivando o levantamento da acuidade visual das crianças da rede municipal de Ensino.
Com o tema "Avaliação da Acuidade visual em escolares do ensino fundamental da rede municipal de Cáceres-MT", o acadêmico Thiago Becker buscou parcerias para o desenvolvimento do seu trabalho, visando além do levantamento das crianças com problemas, a consulta e o tratamento.

Sob a orientação da  Drª Heloisa Miura, o projeto iniciou no ano passado e passou por 14 escolas municipais, sendo examinadas 490 crianças do ensino fundamental, onde foram encaminhadas 85 crianças para exames e diagnóstico do problema.

Para o acadêmico, só foi possível a realização do projeto pela parceria da Unemat com o Centro Oftalmológico de Cáceres – COC e a Secretaria Municipal de Educação, bem como aprovação do conselho de ética da faculdade.

As 85 crianças selecionadas em triagem por profissionais nas escolas foram encaminhadas neste sábado, 13, até o COC para a consulta, com a equipe composta por Odenilson Silva, Heloísa Miura, Isabela Martins, Vitor Elias Rosetto e Thiago Becker.

O autor do projeto explicou a reportagem do Jornal Correio Cacerense a importância  do diagnóstico ainda na infância.

“O diagnóstico precoce além de aumentar  as chances do tratamento ser eficaz, a  saúde ocular é muito importante para o aprendizado” frisou.

Drª Heloísa Miura, orientadora do TCC, destaca que a Unemat como instituição de ensino tem também seu papel social, esse é sem dúvida um projeto inovador na cidade e está em sua primeira fase, mas existe a possibilidade de ampliação do mesmo.

Dr. Odenilson Silva, que firmou parcerias e trouxe para Cáceres o curso de residência médica na área de oftalmologia, destacou a importância do curso de medicina e da especialização para o município, que pode contar com médicos capacitados para dar assistência ocular para toda população. E com esse trabalho de pesquisa, poder proporcionar atendimento a comunidade carente e levantar dados que serão posteriormente apresentados aos gestores.

Ele aproveitou para agradecer as óticas, que estarão doando as armações e lentes para todas  as crianças que forem diagnosticadas com algum problema.

Para as mães Janaína Pesari Salvione e Janaina Fernanda Tavares, o projeto foi muito importante, pois as filhas Vitória Helen e Analy Vitória foram diagnosticadas com problemas de visão e estão tendo a oportunidade de ter um diagnostico precoce, uma vez que ambas não dispõem de condições nesse momento para pagar consulta. 


             Acadêmico Thiago Becker - Autor do projeto de pesquisa
 

                             Dr. Odenilson Silva em atendimento
 

                    Drª Heloisa Miura - Orientadora do projeto de pesquisa

                       Janaina Tavares e a filhaAnaly Vitória aguardando atendimento
 


Mãe Janaina P. Salvione não percebeu que a filha Vitória Helen pudesse ter problema de visão

Carregando comentarios...

Utilidade Pública

Neuropediatra atenderá nos dias 15 e 16 no CER

15/01/2018 - 08:45