Nesta terça-feira, 08, a secretaria de assistência Social deu início ao projeto Colcha de Retalho. O Projeto será realizado no CCI, Centro de convivência do Idoso e atenderá a 30 idosas de Cáceres, que estão divididas em 2 turmas. Elas participaram de oficinas de costura, onde com o auxilio de uma instrutora, começarão a produzir as colchas, que serão apresentadas para a sociedade em mostras e exposições.
O projeto colcha de retalhos tem o objetivo de resgatar valores e diferenças. Ela também traz a importância da relação afetiva, a história de uma pessoa seria como uma colcha de retalhos, ela é formada pelos acontecimentos, dos momentos de alegria e tristezas, dos sonhos e conquistas. Para as idosas, o projeto será um local de união, socialização e criatividade.
O projeto leva o nome da senhora Irene, mãe do prefeito Francis Maris Cruz, que propôs o projeto. Dona Irene ao apresentar o projeto, também seria a professora. Dona Irene costurava colchas durante o período em que passou pelo tratamento do Câncer que a vitimou em 2017. Ela doava as colchas que produzia e considerava o trabalho manual uma terapia.
A secretária municipal Eliane Batista enfatizou a importância do projeto para cada idosa que irá participar, e que o mesmo terá algumas etapas, sendo que após a parte teórica e prática será realizada exposição das peças em espaços como feiras de artesanatos e festas.