Pesquisa sobre biocombustíveis desenvolvida no IFMT Cáceres é apresentada em conferência internacion
Por Assessoria
01/10/2012 - 17:02
As potencialidades do uso de bagaço de cana para retirada de metais que geram impurezas em óleo de fritura, também chamado óleo residual que pode ser usado para produção de biodisel, foram apontadas em pesquisa realizada no IFMT Cáceres por alunos e professor do curso superior de Tecnologia em Biocombustíveis. O resultado do estudo foi destaque durante conferência internacional e exposição Rio Oil & Gas, realizada no último mês no Rio de Janeiro.
“O óleo residual pode ser utilizado para produção de biodiesel, porém pode apresentar impurezas inerentes ao processo de fritura. Essas impurezas podem atrapalhar o processo de produção do biodiesel e até mesmo afetar os catalisadores dos veículos. Por isso é necessário sua limpeza. Assim, propomos o uso do bagaço de cana que, a princípio, demonstrou ser viável para este fim”, explica o coordenador do projeto, pesquisador do IFMT Cáceres professor Demétrio de Abreu Sousa.
Além do coordenador, participou da apresentação dos resultados do trabalho na conferência Rio Oil & Gas, a aluna do Campus Cáceres bolsista do Programa Institucional de Iniciação Científica do IFMT, Proic, Juliana Avelar de Carvalho, do 5º semestre de Biocombustíveis.