Operação Ágata 6 transforma aeroporto de Cáceres em base aérea temporária
Por Diário de Cáceres com assessoria
02/10/2012 - 11:29
Cerca de dois mil homens da Marinha, Exército, Aeronáutica, Policia Federal, Policia Rodoviária Federal, Força Nacional e das policias Militar e Civil de Mato Grosso estão envolvidos na Operação Ágata 6, que irá varrer os mais de 700 quilômetros de fronteira que divide o Estado de Mato Grosso com a Bolívia.
Desde domingo, 30,com a chegada de um avião Búfalo, os militares começaram a se instalar em uma base no Aeroporto Nelson Dantas, de onde vão decolar helicópteros e caças da Aeronáutica que irão participar da operação. A base aérea temporária será o “termômetro” para que o governo federal, através das Forças Armadas, avalie a possibilidade da instalação de uma base permanente, luta encampada pelas forças de segurança e por segmentos civis organizados de Cáceres. O juiz criminal Geraldo Fernandes Fidélis lembra que Mato Grosso é o único Estado brasileiro que não tem uma base aérea. “É Cáceres tem as condições ideais para abrigar uma, pois conta com a presença de praticamente todas as forças de segurança, além de estar localizada em uma região geográfica que precisa de mais esta ferramenta de combate ao crime organizado”.
A instalação da base temporária tem o apoio do município, que cedeu caminhão pipa para abastecer o aeroporto, além de um caminhão truck para movimentar os equipamentos. Na última sexta-feira, 28, o prefeito Túlio Fontes recebeu em seu gabinete o juiz da 2ª Vara Criminal Geraldo Fidelis, o advogado Claudio Palma Dias, da Loja Maçônica União e Força e o sargento Luiz Mario do 2º Batalhão de Fronteira (2º Bfron).
A Operação Agata 6 se desenvolve durante o mês de outubro e, ainda sem data definida, poderá trazer mais uma vez a Cáceres o vice-presidente da República, Michel Temer.