Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Cometa e parceiros realizam campanha de doação de sangue no final de semana
Por assessoria
25/06/2018 - 16:43

Foto: assessoria

Com a intenção de mobilizar doadores voluntários e sensibilizar a população sobre a importância da doação de sangue, o Instituto Cometa, e os colaboradores do Grupo Cometa, o Rotary Club Pantanal e a Unidade de Coleta e Transfusão de Sangue do Hospital Regional de Cáceres Drº Antônio Fontes, prepara a campanha para a coleta de sangue nos dias 30 de junho (sábado) e 01 de julho (domingo), na concessionária Cometa Moto Center, a partir de 8 horas até 16 horas. Nosso objetivo é aumentar o estoque de sangue do Hospital Regional que tem a única unidade de coleta na região oeste e sudoeste do Estado, atendendo 22 municípios e várias cidades da Bolívia, assim a UCT de Cáceres necessita de estoque para suprir a demanda.

Para ser candidato à doação de sangue basta ter entre 16 e 69 anos, ter mais de 50 kg, estar bem de saúde e portar documento de identificação oficial, original e com foto. A pessoa candidata a doar passará por triagens e precisa estar alimentada. A coleta dura em torno de 15 minutos.

Para Rita de Cássia Serra, gerente do Instituto Cometa, “Essa campanha alusiva a Copa do Mundo, tem um momento festivo e a causa é nobre, pretendemos sensibilizar a comunidade que em nosso peito bate muito mais que um coração verde e amarelo, temos amor ao próximo. Assim precisamos aumentar o estoque de sangue do hospital, e aumentar o número de doadores regulares. O sangue não tem substituto, por isso, a doação voluntária é fundamental.”

Toda pessoa em boas condições de saúde pode doar sangue sem qualquer risco ou prejuízo à sua saúde. "Se cada cidadão saudável doasse sangue pelo menos duas vezes por ano, não seriam necessárias campanhas emergenciais para coletas de reposição de estoques. O desabastecimento de bolsas de sangue é principalmente dos tipos sanguíneos considerados raros, são os de RH negativo, mas em especial O-, por ser doador universal ele pode ser transfundido em qualquer pessoa tanto RH positivo quanto RH negativo, é um sangue que pode ser usado em emergências.”, afirma Janaine Correa, enfermeira da UCT do hospital.

Para o Presidente do Rotary Club Pantanal, José Providencia Rocha "Nunca é demais fazer esse apelo por um ato tão simples que salva muitas vidas.".

A equipe da organização informa que nos dias da campanha haverá lanche para os doadores de sangue.

Vale ressaltar que, além do sentimento de praticar um ato de solidariedade para com o próximo, já que o sangue é vital à vida e em muitos casos de risco de morte a transfusão é imprescindível, os doadores regulares podem usufruir de alguns benefícios, que podem ser conferidos abaixo.

– Isenção de taxas de Inscrição para Vestibulares e concursos Públicos estaduais e municipais (conforme edital publicado).

– Atestado de Liberação de 24 horas do trabalho (1 vez ano aos CLT-istas e aos concursados todas as vezes que doarem sangue).

 

 

SOBRE O INSTITUTO COMETA

 

Criado em 2012, o Instituto Cometa é uma organização social (sem fins lucrativos), que tem como objetivo administrar os projetos socioambientais que são promovidos nas regiões onde o Grupo Cometa atua. Estes projetos são distribuídos por várias áreas como Educação, Meio Ambiente, Cidadania e Cultura, sendo os principais o Cometa Inclusão Digital, Cometa Frutificar, Cometa Redação, Cometa Educação, Cine Cometa e Cometa Solidariedade. Por meio destas propostas voltadas ao atendimento das necessidades sociais, o Instituto visa desenvolver e beneficiar toda a população de forma a contribuir gratuitamente para o desenvolvimento social, educacional e cultural da região, formando parcerias e contando com o apoio de voluntários e outras entidades com a mesma finalidade.

Carregando comentarios...

Utilidade Pública

Bolsa Família: Prefeitura alerta sobre CadÚnico

20/06/2018 - 13:06