Mato Grosso registrou aumento de 60% nas apreensões de cocaína no primeiro semestre deste ano. Foram apreendidas 1,9 toneladas da droga. No mesmo período de 2017, as forças de segurança retiraram de circulação 1,2 toneladas. Os dados são da Coordenadoria de Estatística e Análise Criminal da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp).
No total, foram apreendidas 6,5 toneladas de todos os tipos de drogas em todo o estado, o que representa um aumento de 7% em relação ao ano anterior, quando foram apreendidas 6,1 toneladas. A maconha ocupa o primeiro lugar no ranking dos entorpecentes apreendidos.
Nos seis primeiros meses deste ano, foram apreendidas 3,1 toneladas de maconha e no ano passado 3,2 toneladas deixaram de circular em todo o estado. Além da maconha e da cocaína, 1,5 toneladas de pasta base também foram apreendidas.
Cerca de 900 quilos de drogas foram apreendidos até o dia 25 deste mês de julho. Na terça-feira (24.07), policiais civis, por meio da Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE), apreenderam 700 quilos de maconha, que estavam sendo transportados em um veículo na BR-163, em Cuiabá. Ação contou com apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF). O motorista do carro conseguiu fugir do local. De acordo com informações da polícia, a droga era originária do estado de Mato Grosso do Sul.
Já na quarta-feira (25.07), policiais do Grupo Especial de Segurança na Fronteira (Gefron) prenderam um homem de 26 anos com 200 quilos de cocaína no município de Mirassol D'Oeste (329 km de Cuiabá). A droga estava escondida em uma S-10 branca. Segundo os policias, o homem identificado como A.S.F. pegou a droga de um Fiat Strada, no município de Sumaré, interior do estado de São Paulo.
O jovem ainda informou que havia sido contratado para fazer o transporte do entorpecente e que receberia uma quantia em dinheiro para realizar o serviço. O suspeito e os materiais apreendidos foram conduzidos para a Delegacia de Repressão aos Crimes de Fronteira (Defron) de Cáceres.