Há mais de 200 anos atrás, no Velho Oeste de Mato Grosso, fazendas, localizadas no coração do Pantanal, movimentavam a produção de carne, mantinham gado, usavam mão de obra escrava, eram administradas por senhores de engenho e recebiam estrangeiros do mundo todo.
Instaladas em local estratégico para o país, às margens do rio Paraguai, estão entre as primeiras fazendas com registro.
Dois séculos depois, ainda significam muito para a história local e nacional, guardam precioso patrimônio material e imaterial e boa parte desta história hoje é ruína. Outra parte resiste, como a fazenda Jacobina, que tinha mais de 200 escravos, e a Descalvados, que hoje é uma linda pousada, atrativa para turistas brasileiros e estrangeiros.
Para conhecer a região, a reportagem do viajou de Cuiabá a Cáceres por mais de 230 Km, navegou pelas águas do rio Paraguai, entrevistou historiadores e arqueólogos, moradores das localidades, “mergulhou” nas águas milagrosas de Dolina e fez mais de 200 fotos e vídeos.
A série de reportagens do RD Exclusivo – Velho Oeste pantaneiro será publicada de sexta (7) a domingo (9), neste feriadão de independência, afinal para um país ser de fato independente precisa conhecer a própria história.