Equipe da expedição que tem o apoio do Projeto Bichos do Pantanal, patrocinado pela Petrobras e realizado pelo Instituto Sustentar, chega à cidade de Cáceres no dia 9 de outubro onde ficará por três antes seguir viagem para o destino final
A Expedição Internacional “Redescobrindo a América do Sul” (“Ascending South America”), que está percorrendo 6.500 quilômetros do continente para salientar as ameaças ambientais e as mudanças climáticas, chega a Mato Grosso no dia 9 de outubro. A equipe, composta por 15 profissionais entre cientistas, passageiros e jornalistas, chegará à cidade de Cáceres (MT) na terça-feira onde ficará por três dias antes de seguir novamente com destino a Manaus (AM), onde será finalizada.
A Expedição “Redescobrindo América do Sul” conta com o apoio do Projeto Bichos do Pantanal, que é patrocinado pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental e realizado pelo Instituto Sustentar de Responsabilidade Socioambiental. O itinerário teve início no Rio de la Plata, em Buenos Aires, e continuou pelo Rio Paraná até a junção ao Rio Paraguai, agora vem seguindo todo o caminho até Mato Grosso, que abriga o Pantanal, maior planície pantaneira do mundo e habitat natural para quase mil espécies de animais.
Em Cáceres, a equipe completará 3.400 quilômetros. De lá, os barcos serão transportados pela estrada até o Rio Guaporé, no município de Vila Bela da Santíssima. Serão 280 quilômetros até chegar próximo a riachos que fluem para os rios Paraguai e Paraná. Conforme o itinerário, saindo do Rio Guaporé, a expedição seguirá pelo Mamoré – rio compartilhado pela Bolívia e Brasil, cruzando pelo Rio Madeira, um dos maiores afluentes do Rio Amazonas até chegar ao destino final: Rio Amazonas.
De acordo com a diretora do Projeto Bichos do Pantanal, Jussara Utsch, está sendo preparado um evento comemorativo para a chegada da equipe. “Eles chegarão à praça central da cidade onde teremos uma festa de boas-vindas com apresentação musical. Também faremos o sorteio de estudantes de escolas públicas para que possam visitar as três embarcações infláveis que compõem a expedição. Essa é uma viagem também destinada a mostrar a beleza natural única dos rios e a fascinante diversidade de tradições culturais escondidas nas suas margens”, afirma a diretora.
Ela conta que na programação os estudantes participarão de uma entrevista com os membros da expedição onde vão relatar, entre outros, os impactos da mudança no clima nas comunidades ondem moram. A entrevista terá transmissão via satélite para outros países.
Outro ponto de destaque do término da expedição será a “esterilização” dos barcos. Isso para que não haja riscos de contaminação, por meio de moluscos, entre as bacias hidrográficas visitadas pela equipe.
PROJETO BICHOS DO PANTANAL
O Projeto Bichos do Pantanal é patrocinado pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, e realizado pelo Instituto Sustentar de Responsabilidade Socioambiental. O Projeto Bichos do Pantanal atua desde agosto de 2013 em Mato Grosso, com foco em três pilares de ação: a conservação da biodiversidade, a educação ambiental e o desenvolvimento local. Para saber mais, acesse: www.bichosdopantanal.org