Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Prefeitura oferece programa de ajuda a quem deseja parar de fumar
Por Por C-com/Thais Sabino
17/10/2018 - 10:31

Foto: Ilustrativa

O PSF do CAIC da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Cáceres está obtendo ótimo resultado e oportunizando ajuda a quem deseja parar de fumar, com o programa “Parar de fumar – uma escolha pela vida”.

O Programa já está na segunda turma. A enfermeira responsável pela unidade do PSF, Rafaela Faro, explica que é um programa promovido pelo Ministério da Saúde. ”Nós recebemos do Ministério, a medicação, adesivos para reposição da nicotina e as pastilhas mastigáveis, além de orientações para desenvolver o programa”, garantiu a enfermeira.

O trabalho é desenvolvido com grupos de 20 pessoas e tem a duração de quatro meses, divididos por fases. A abordagem do programa é medicamentosa e cognitiva, todos participam de terapia em grupo, que acontece todas as quintas - feiras, no PSF do CAIC, às 15 horas e quando necessário também a o acompanhamento de uma estudante de psicologia, além de outros estudantes da Fapan e Unemat. O programa também conta com um dentista que faz a avaliação bucal e pela médica que receita a medicação quando necessária.

Rafaela explica que para participar basta decidir parar de fumar.  “Nós sabemos que é uma decisão difícil, mas com a ajuda é possível parar ou diminuir o uso de cigarro. É só procurar a nossa unidade, deixar o nome, telefone e o endereço, que entramos em contato quando findar esse segundo grupo que já se iniciou e em dezembro estaremos dando inicio ao novo grupo”, disse Rafaela, mencionando que os pacientes sempre relatam as mudanças e melhoras positivas que estão ocorrendo em suas vidas e de suas famílias.

A paciente Rosimeire, participante do programa disse que o primeiro dia foi tenso e sentiu até um pouco de medo más agora estou adorando.  “Estou fazendo o tratamento com a medicação e a terapia com os psicólogos e a equipe da Estratégia de Saúde da Família do CAIC, que são pessoas maravilhosas. Eu só tenho a agradecer, primeiramente a Deus e a eles, com o meu profundo respeito e o desejo de que Deus os ilumine”, declarou a participante.

 Adamir Alves, marido de uma fumante que participou do 1º grupo, comentou como viu a participação da mulher. “Estou gostando que ela faça parte desse grupo para parar de fumar e, no que depender de mim, vou me esforçar muito pra que ela não perca nenhuma consulta. Em pouco tempo que ela está participando, já vi que diminuiu o numero de cigarros. Antes ela fumava 10 cigarros por dia e agora ela fuma no máximo 4. Eu acho que o grupo é importante para muita gente porque ajuda as famílias”, frisou Adamir.

O secretário de Saúde Tony Mendes, parabenizou a equipe. “Estão de parabéns a equipe e os participantes. Temos ordens do prefeito Francis para manter esse programa e dar todo o apoio necessário. O prefeito entende que a prevenção e o processo de cessação do tabagismo é a melhor maneira de prevenir uma serie de doenças, dentre elas o câncer em diversos órgãos,” enfatizou Tony.

Carregando comentarios...

Artigos

Não me deem rótulos, me deem café !

10/10/2018 - 09:30
Cultura

Sexta-feira é dia de bulixo cacerense

04/10/2018 - 18:04