Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Pistola radar já fiscaliza trânsito de Cáceres
Por assessoria
08/12/2018 - 16:39

Foto: arquivo

O Departamento Municipal de Trânsito comunica que já está utilizando as pistolas de radar móvel, que são detectores de velocidade. São equipamentos utilizados pelos fiscais em pontos estratégicos e variáveis, em ruas e avenidas.

Os novos equipamentos passaram por testes durante alguns dias, período em que faixas espalhadas por diversas ruas alertavam para o uso da pistola na fiscalização, para evitar o abuso de velocidade em determinados locais. A partir de agora, a fiscalização já está valendo e os veículos que forem rastreados em velocidade maior que a permitida serão identificados e multados.

Quando da aquisição desses equipamentos, o prefeito Francis Maris Cruz explicou que o objetivo não é multar, mas sim instruir e educar para evitar mortes no trânsito da cidade. “Não estamos instituindo uma indústria de multas, mas sim fazendo o que as grandes cidades já fazem há muito tempo. Nenhum motorista que respeita as leis será multado, portanto, não há razão para o condutor se preocupar”, exemplifica o prefeito.

O Que é Um Radar Móvel?

O radar móvel é um dispositivo de aferição de velocidade, normalmente instalado de forma provisória em vias públicas ou portado nas mãos por fiscais de trânsito e policiais.

Seu funcionamento segue o mesmo princípio dos radares fixos: visa detectar possíveis abusos do limite de velocidade imposto nas vias em que operam.

Assim, o objetivo da fiscalização é coibir o excesso de velocidade, fator considerado determinante para muitos dos acidentes de trânsito.

Para realizar esse monitoramento, a tecnologia mais utilizada é a de micro-ondas, na qual um dispositivo utiliza o efeito Doppler para detectar a frequência e, dessa forma, identificar a velocidade do veículo.

O tipo mais comum entre os radares móveis é conhecido como pistola.

Nesse caso, para aferir a velocidade de um veículo, basta apontar a pistola ligada para ele. Então, caso esteja acima da que foi configurada como máxima no aparelho, a placa é fotografada pela câmera acoplada ao dispositivo.

O alcance de um radar que opera por ondas de rádio é de até 1 km. Com ele, é possível autuar por excesso de velocidade até 30 carros por minuto.

Carregando comentarios...