Cinco drones começaram a ser usados para monitorar e policiar as rodovias federais que cortam Mato Grosso a partir des ontem 21). De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), os aparelhos serão utilizados para monitorar o trânsito, dar suporte ao policiamento, mapeamento de locais de difícil acesso, além de auxiliar na localização de suspeitos foragidos.
Os drones foram adquiridos com recursos oriundos do convênio firmado entre a PRF, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e a Concessionária Rota do Oeste através da verba destinada ao reaparelhamento. Ainda conforme a PRF, poucas superintendências possuem essa tecnologia, e Mato Grosso segue a buscar soluções para disponibilizá-la à população.
Equipamentos como este possibilitarão maior segurança aos usuários, propiciando análises remotas de locais críticos de trânsito, e qualquer outra demanda, o que confere segurança ao policial e para a sociedade. Inicialmente, os aparelhos serão utilizados nas regiões dos municípios de Sorriso, Sinop, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Diamantino, Rosário Oeste, Jangada, Várzea Grande, Jaciara, Juscimeira, São Pedro da Cipa e Rondonópolis.
A partir de fevereiro de 2019, serão colocados mais cinco drones em operação, os quais atenderão Primavera do Leste e região, Barra do Garças Cáceres e Pontes e Lacerda.