O PAM, Pronto Atendimento Municipal, economizou cerca de um milhão e meio de reais em 2018, se comparados aos investimentos com o ano anterior (2017), sem ter que diminuir a quantidade e a qualidades dos serviços. Essa economia ocorreu devido a uma melhor organização e controle nas redes de Atenção Básica e Média e Alta Complexidade, porque que as pessoas passaram a acreditar em um bom atendimento nas unidades básicas, trabalho iniciado em 2015 com uma completa reestruturação, desde os prédios até a troca dos mobiliários nas Unidades Básicas, oferecendo aos cacerenses um atendimento ainda melhor nessas unidades.
Com a tímida conscientização da população, cuja porta de entrada para o SUS municipal é a Rede de Atenção Básica, e mudança do público do Pronto Atendimento para as UBSs, gerou-se então essa economia, comprovada quando se compara os dados, com destaque para o fato de que o Pronto Atendimento Médico é direcionado à população com risco eminente de morte, ou seja, urgência e emergência, conforme definido através do Protocolo de Classificação de Risco Manchester, utilizado com prioridade na triagem dos pacientes .
No PAM, foram realizados cerca de 196 mil procedimentos em 2017, enquanto em 2018 os mesmos atendimentos ultrapassaram a marca de 230 mil. Já nas UBSs, foram realizados cerca de 155 mil procedimentos.
Informado sobre os números, o prefeito Francis Maris Cruz disse que todos os esforços continuarão sendo envidados para que a qualidade oferecida pela saúde pública continue a ter índices de satisfação elevados. “O cidadão merece o melhor e é por isso que trabalhamos para superar um dia após o outro. As dificuldades são muitas, os repasses de recursos dos governos são poucos e a arrecadação do município é pequena. Então, a necessidade de gerir bem o dinheiro que temos, e isso é fazer gestão eficiente. Portanto, a gente não se cansa de solicitar apoio aos munícipes, pedindo para que paguem seus impostos em dia. Só assim podemos continuar a oferecer serviços de qualidade”, salientou Francis.
O secretário municipal de Saúde, Tonny Mendes foi quem repassou os dados e disse que sua equipe tem se esforçado muito para que os números sejam cada vez mais positivos e consigam satisfazer a população. “A Administração tem nos dado respaldo e nós procuramos fazer o melhor no o objetivo de buscar sempre a qualidade nos serviços para as pessoas que dependem da nossa atenção”, garante o secretário.