O prefeito Francis Maris Cruz foi o entrevistado do Programa do Faquini na Rádio Difusora nesta segunda-feira (28), onde o principal assunto foi o Sistema de Saúde do município, em razão de Cáceres ter se desligado do Consórcio Intermunicipal de Saúde. Francis explicou que o desligamento foi uma medida tomada em proteção aos interesses da população. “O município estava levando prejuízos, por isso determinamos a saída do Consórcio”, afirmou o prefeito.
Francis também garantiu que a decisão não irá causar problemas nos atendimentos de saúde, uma vez que todas as medidas estão sendo tomadas para que o Sistema não tenha falhas de atendimento.
Dentre as medidas da Secretaria Municipal de Saúde, as mais urgentes tratam do credenciamento imediato de médicos de várias especialidades, assim que cessar o convênio com o Consórcio, que deve ocorrer nos próximos 90 dias. Da mesma forma, está sendo providenciada a contratação de laboratórios que realizam exames e radiografias.
Novo Concurso na Saúde
O secretário municipal de Saúde, Tonny Mendes, disse que a Secretaria de Saúde é grata ao Consórcio pelo período em o município foi atendido, mas que Cáceres vive um outro momento, o de ousar mais com seus próprios processos. “Além de tornar mais rápido os atendimentos, vamos também economizar não tendo que gastar com taxas administrativas. Essa economia será aplicada em mais serviços para a população”, garante Tonny.
Em complemento às medidas de incremento na Saúde, p secretário anuncia que a Prefeitura vai convocar médicos especialistas aprovados no Concurso do ano passado e realizar um novo concurso neste ano, para médicos e outros profissionais das áreas. “O prefeito Francis já autorizou um novo concurso. Com todas as medidas que estamos tomando, nenhum munícipe terá prejuízo com a saída de Cáceres do Consórcio, ao contrário, será beneficiado”, garante Tonny.