Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Prefeito quer que Exército execute projeto de ampliação e reforma do aeroporto de Cáceres
Por Sinézio Alcântara
23/09/2019 - 18:17

Foto: reprodução

O prefeito Francis Maris Cruz cogita entregar para o Exército a execução da reforma e ampliação do Aeroporto Nelson Martins Dantas, em Cáceres. Todo Projeto Executivo da obra, elaborado pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Portuária (Infraero), foi encaminhado ao comando do 3º Grupamento de Engenharia(3º Gpt E), em Campo Grande (MS), para que seja feita a análise e viabilidade de execução das obras. Orçada em R$ 6,1 milhões, o início dos trabalhos está previsto para o primeiro semestre de 2020.

Francis acredita que, além de capacidade técnica, por já ter executado várias grandes obras de engenharia em todo país, sob a responsabilidade do Exército, através do 3º Gpt E, a execução do projeto seria mais rápido, vantajoso economicamente e seguro. “Temos visto que as obras realizadas pelo Exército, em várias regiões do país, saem mais rápidas, tem custo financeiro menor e mais segura, porque ele tem “know-how” para o serviço” justificou assinalando que aguarda com expectativa a resposta da unidade.

Elaborado pela Infraero, Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra) e pela equipe técnica da prefeitura da Cáceres, o projeto de reforma e ampliação do aeroporto encontra-se em fase de análise junto a Secretaria de Aviação Civil (SAC) em Brasília. O projeto é composto por uma série de obras. Entre elas; a construção de terminal de passageiros; sinalização horizontal, balizamento e sinalização vertical luminosa; farol rotativo; biruta, PAPIS – indicador de rampa de aproximação; iluminação do pátio de aeronaves e sistema de energia.

Ação faz parte do Programa de Aviação Regional do Governo Federal. O prazo para conclusão da obra é de 12 meses, a partir da ordem de serviço. Engenheiros da prefeitura de Cáceres acreditam que, sendo aprovado pela SAC, ainda neste ano, será aberto processo de licitação para contratação de empresa para execução do projeto e, no início do próximo ano, assim que concluída licitação, será dada ordem de serviço.

Com a remodelação, o aeroporto terá capacidade para operar com voos comerciais de aviões de pequeno, médio e grandes portes. Inaugurado em 21 de junho de 1997 no governo Dante de Oliveira, essa será a maior e mais ampla reforma do aeroporto depois de 20 anos.  Cáceres havia sido excluída do plano de aviação regional em 2016, mas o então ministro Maurício Quintella Lessa, dos Transportes, Portos e Aviação Civil, reinseriu o município após serem cumpridos os pré-requisitos à operação de voos, entre eles caminhões do Corpo de Bombeiros.

O aeroporto possui um terminal de passageiros, uma pista de pouso de 1600 metros de cumprimento por 17 metros de largura, um posto de combustível todo regularizado, um caminhão de bombeiros e um hangar privado.

“Com essa reforma e ampliação, voltaremos a ter voos comerciais para Cáceres. Estamos na divisa com a Bolívia, na rota de Santa Cruz de Sierra e Iquique no Chile, então é um aeroporto importante para aviação” afirma o prefeito Francis Maris destacando sua importância para o turismo no Pantanal. “Sem contar, obvio, com o grande impulso que tomará a região na questão turística. Turistas do Brasil e do exterior terão maior facilidade de conhecer o pantanal mato-grossense”.

Maior da região Oeste/Sudoeste do Estado, com a reforma e ampliação, o aeroporto de Cáceres será uma das ferramentas que irão alavancar a economia regional e fomentará vários setores, especialmente, o turismo. Ele é o mais importante meio de chegada à porção norte do Pantanal. Em distâncias aéreas, fica a 177 km de Cuiabá, 1.042 km de Brasília e 1.259 km de São Paulo.

Carregando comentarios...

Meio Ambiente

Marinha do Brasil no Dia Mundial da Limpeza

20/09/2019 - 14:16