Uma das maiores gestoras de serviços hospitalares do País, a Pró-Saúde vai levar para seus mais de 1,1 milhão de pacientes atendidos todos os meses e 16 mil funcionários nas unidades que gerencia, uma outra abordagem de prevenção ao câncer de mama e de próstata.
A entidade filantrópica lança nesta semana o seu “Outubro Rosa e Novembro Azul”, unindo na mesma campanha a temática feminina e masculina. “Entendemos que a prevenção não é uma prática individual, especialmente quando as pessoas convivem em locais de rotina coletiva, como no trabalho ou em casa”, reforça Fernando Paragó, diretor Corporativo Médico.
Na campanha desenvolvida pela Pró-Saúde, a narrativa é resumida no slogan “Prevenção do câncer é um assunto de família”. “As pessoas têm o hábito de postergar cuidados preventivos. Por isso, colegas de trabalho ou integrantes da família podem exercer um papel importantíssimo de estímulo e conscientização”, ressalta.
A campanha mostra mulheres dizendo frases de alerta e de apoio para que homens possam realizar o exame preventivo ao câncer de próstata e vice-versa. No Brasil, dados do INCA (Instituto Nacional de Câncer), mostram que todos os anos, o câncer de mama tira a vida de mais de 16 mil mulheres e o câncer de próstata é responsável pela morte de 15 mil homens — mesmo diante de um quadro em que a descoberta precoce da doença aumenta (e muito) as chances de cura.
A Pró-Saúde faz a gestão de 22 unidades localizadas em todas as regiões do país — desde hospitais sediados em grandes centros urbanos até em áreas remotas, incrustadas na floresta amazônica. “Todos os anos, buscamos dialogar com nosso público atendido por meio de campanhas de conscientização. É uma prática contínua e necessária, que envolve também os profissionais médicos, de Enfermagem e farmacêuticos”, explica Paragó.
Segundo ele, o alerta estimula as pessoas a desenvolverem práticas preventivas e as campanhas funcionam como um impulso para o diálogo.
Sobre a Pró-Saúde
A Pró-Saúde é uma entidade filantrópica que realiza a gestão de serviços de saúde e administração hospitalar há mais de 50 anos. Seu trabalho de inteligência visa a promoção da qualidade, humanização e sustentabilidade. Com 16 mil colaboradores e mais de 1 milhão de pacientes atendidos por mês, é uma das maiores do mercado em que atua no Brasil. Atualmente realiza a gestão de unidades de saúde presentes em 23 cidades de 11 Estados brasileiros — a maioria no âmbito do SUS (Sistema Único de Saúde). Atua amparada por seus princípios organizacionais, governança corporativa, política de integridade e valores cristãos.
A criação da Pró-Saúde fez parte de um movimento que estava à frente de seu tempo: a profissionalização da ação beneficente na saúde, um passo necessário para a melhoria da qualidade do atendimento aos pacientes que não podiam pagar pelo serviço. O padre Niversindo Antônio Cherubin, defensor da gestão profissional da saúde e também pioneiro na criação de cursos de Administração Hospitalar no País, foi o primeiro presidente da instituição.