Um estudante cuiabano desenvolveu uma cerveja à base de bocaiuva, fruto típico do cerrado. Willian Real Dejavitte é formado em tecnologia de alimentos e produziu a bebida para o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), da Faculdade de Tecnologia (Fatec), do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), e pensa em investir no produto para a comercialização.
Willian possui um bar barbearia em Várzea Grande, na região metropolitana de Cuiabá.
Fruta regional encontrada no pantanal mato-grossense serviu de matéria-prima para cerveja artesanal — Foto: Willian Real Dejavitte/Arquivo pessoal
Ele disse ao G1 que produziu a cerveja apenas na faculdade e fez oito litros da bebida, utilizando cerca de 1 kg da fruta, mas sem a semente.
À época apenas os professores e alguns colegas experimentaram a cerveja a base de bocaiuva.
Ele tem a intenção de fabricar a bebida em grande escala para disponibilizar no mercado, mas, por enquanto, não possui condições financeiras. Ele pretende desenvolver um projeto para a comercialização.
Cerveja é feita à base de bocaiuva — Foto: Willian Real Dejavitte/Arquivo pessoal
"Eu sempre gostei de cerveja e resolvi fazer a bebida como projeto de trabalho. Escolhi essa fruta por causa da regionalidade e para a valorização local. É uma fruta encontrada também em Mato Grosso do Sul, na Bolívia, e até na Bahia, mas com outros nomes. Penso em investir e empreender na ideia, mas quando tiver recursos financeiros ou parcerias para produzir,", contou Willian.
Para produzir a cerveja, ele foi pessoalmente coletar a fruta selvagem no meio do mato e contou com a ajuda de amigos para produção.
Segundo Willian, a preparação da bebida em laboratório, após a coleta da matéria-prima, levou cerca de 8 horas .
Estudante tecnologia de alimentos desenvolveu cerveja para TCC — Foto: Willian Real Dejavitte/Arquivo pessoal