Tramita na Câmara Federal o Projeto de Lei nº 5883/2019, de autoria do deputado federal Dr. Leonardo (Solidariedade-MT), que tem por objetivo conferir ao município de Cáceres/MT o título de Capital Nacional da Pesca Esportiva.
Em Mato Grosso, o parlamentar foi autor da iniciativa que originou a Lei 10.933/2019 que oficializa da cidade como Capital Estadual da Pesca Esportiva. Em vigor desde 23 de agosto deste ano, a legislação foi apresentada ainda no mandato de deputado estadual do médico Dr. Leonardo.
“Além de uma homenagem e reconhecimento à nossa querida Cáceres, tenho trabalhado na base legislativa de um dos principais produtos turísticos de Mato Grosso e do Brasil que é a pesca esportiva na cidade. Com uma legislação estadual e, agora, com o projeto nacional quero fortalecer o município na luta por recursos junto ao Governo Federal para investimentos no turismo e, dessa forma, geração empregos, renda e desenvolvimento regional”, afirmou Dr. Leonardo.
Conforme o deputado relata em seu projeto, o município de Cáceres, que está distante 214 km de Cuiabá (Capital de Mato Grosso), já foi oficialmente reconhecido como a Capital Nacional da Pesca Esportiva pelo Instituto Rank Brasil após 03 anos de estudos. O levantamento levou em conta a aptidão da cidade para a pesca, o número de estabelecimentos voltados para a pesca esportiva, os profissionais envolvidos e o número de participantes que fizeram de Cáceres a maior capital de pesca esportiva do Brasil. Estima-se que o turismo de pesca gera em torno de 2.500 empregos diretos e indiretos.
O município ainda realiza anualmente o Festival Internacional de Pesca Esportiva (FIPe). Em 1992, o festival entrou para o Guinness Book como o maior festival de pesca embarcada em água doce do mundo e, na edição de 2017, foi considerado o maior campeonato nacional na categoria sênior e o maior campeonato de pesca esportiva infantojuvenil do país.
As várias edições do FIPe vem consagrando a valorização da história, da cultura e da gastronomia do município, da riqueza da fauna e flora do Pantanal e dos diversos pontos turísticos de belezas naturais, bem como do destino Cáceres, que integra os 65 Municípios Indutores do Turismo do Brasil, consolidado Ministério do Turismo.
“Assim é vital o reconhecimento deste título que tem o condão de fortalecer o turismo do município, além de ampliar ações socioambientais que geram empregos e desenvolvimento para todo Estado de Mato Grosso, além de fazer jus à sua população, que tanto trabalha para o crescimento e desenvolvimento de Mato Grosso. Assim sendo, não restam dúvidas da necessidade da aprovação do Projeto de Lei em tela e para tanto solicito a anuência dos Nobres Pares”, defende Dr. Leonardo.