Cinco veículos, sendo quatro caminhões, foram recuperados neste fim de semana pelos policiais do Grupo Especial de Segurança na Fronteira (Gefron-MT). Ao todo, foram recuperados mais de R$ 280 mil em produtos provenientes de roubo ou furto. As ações são resultantes das atividades repressivas e preventivas das forças policiais nos 983 km de fronteira do Brasil com a Bolívia. Duas pessoas foram presas e os veículos apreendidos.
A primeira ocorrência aconteceu na noite de sexta-feira (29.11), na BR-070, na região do Posto do Limão, em Cáceres (a 220 km a Oeste de Cuiabá). Durante abordagem ao condutor de um caminhão, a polícia constatou que um boliviano carregava 42 bolsas de cimento na carroceria e, ao ser questionado o destino da mercadoria, o mesmo disse que seria a cidade de San Matías, na Bolívia. A ocorrência foi registrada como crime de contrabando. Um suspeito foi preso e o veículo e o carregamento foram apreendidos.
Já na tarde de sábado (30.11), na região de Avião Caído, no município de Cáceres (a 220 km a Oeste de Cuiabá), os policiais encontraram um veículo estacionado em uma rodovia. Ao realizar a checagem na placa foi constatado que o mesmo tinha registro de roubo da cidade de São José dos Quatro Marcos.
Ainda no sábado, em Porto Esperidião, foi recuperado um caminhão com placa do município de Jandaia do Sul, no Estado do Paraná. O veículo tinha registro de roubo ou furto da cidade de Sapezal. Ao realizar vistoria interna, foram encontrados cerca de 25 metros cúbicos de madeira. Ninguém foi preso.
Já no domingo (1º.12), por volta das 17 horas, na cidade de Vila Bela da Santíssima Trindade (a 521 km a Oeste de Cuiabá), a polícia recuperou um caminhão Mercedes Benz com registro de ocorrência criminal da cidade de Vale do São Domingos.
Também no domingo, outra ação aconteceu em uma estrada vicinal do município de Cáceres, que dá acesso a cidade de San Matías, na Bolívia. Durante patrulhamento, os policiais avistaram um caminhão Mercedes Benz, que ao solicitar parada ao condutor, o mesmo fugiu pela região de mata. Os policiais iniciaram perseguição e o suspeito foi preso. O veículo tinha queixa de roubo ou furto da cidade de São José dos Quatro Marcos. O condutor confirmou que receberia R$ 1,8 mil para levar o veículo até o país vizinho.
Os policiais seguem as buscas pelos suspeitos dos delitos criminais. Os veículos com queixa de roubo ou furto serão revisados e entregues aos proprietários. O Gefron conta com um canal de disque-denúncias, pelo telefone 0800.646.1402. As informações recebidas são checadas pelo Grupamento e a identidade é mantida em sigilo.