IFMT Cáceres e o diretor Olegário Baldo premiados por organização internacional de educação
Por assessoria
25/10/2012 - 11:57
A Organização das Américas para a Excelência Educativa, ODAEE, outorgou o prêmio Sapientiae de Excelência Educativa ao IFMT Campus Cáceres, em nome da antiga Escola Agrotécnica Federal de Cáceres, e o Diploma de Gestor de Qualidade ao diretor da instituição, professor Olegário Baldo. O Prêmio Sapientiae, do latim Sabedoria, é destinado anualmente aos mais destacados profissionais e instituições educativas da Ibero-América – região geográfica que compreende os países da Península Ibérica: Portugal, Espanha e Andorra, e as nações americanas que foram colônia desses países. Segundo a ODAEE a outorga responde a justa necessidade de reconhecer o destacado trabalho de profissionais e instituições que desenvolvem programas, projetos e educação de excelência em suas comunidades.
“Anualmente a organização seleciona 100 instituições em 22 países e rende um merecido reconhecimento ao trabalho desenvolvido nesses centros de estudo, reconhecendo frente a sociedade o desempenho e compromisso dos seus dirigentes, docentes e equipe adminstrativa.”, explica o texto de outorga encaminhado ao diretor Olegário Baldo sobre a homenagem.
Segundo a resolução nº 119/2012 da ODAEE, aprovada por unanimidade pela direção executiva da organização - composta por 67 profissionais em 21 países- a outorga do Prêmio a Escola é feita “em virtude dos muitos anos de vida administrativa, cumprindo a missão de ofertar educação integral, dos convênios nacionais e internacionais estabelecidos ao longo dos anos em favor da formação de seus alunos e do incentivo à capacitação de pessoal administrativo e docente”.
Com relação ao diploma de Gestor de Qualidade a Olegário Baldo, a instituição fundamenta a decisão no trabalho realizado pelo professor à serviço da educação, em mais de 30 anos. O diploma é “em reconhecimento a transcedência de seu trabalho que ficará para posteridade como valioso aporte na difícil tarefa de formar intelectuais para um mundo inovador”, cita a resolução.
Entre as instituições brasileiras homenageadas com o prêmio estão a Universidade Federal do Piauí (UFPI), a Universidade Estadual de Ponta Grossa ( UEPG) e a Universidade Estadual do Maranhão.