A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) fará uma parceria, para intercâmbio de informações, com a Faculdade de Santa Cruz de La Sierra para implantação de um Curso de Medicina, em San Matias (BO). A província boliviana se localizada a 101 quilômetros de Cáceres. A faculdade de Santa Cruz, já dispõe de um campus, em San Matias, onde funcionam os cursos de Direito e Contadoria Pública. E, mais três cursos devem começar, no 2º semestre do ano.
A implantação do projeto foi anunciada, no dia 6 de março, em Cáceres, durante reunião entre autoridades brasileiras e bolivianas. Entre elas o prefeito Francis Maris Cruz, a vice-prefeita Eliene Liberato Dias, o presidente da Câmara, Rubens Macedo, o prefeito de San Matias, Fábio Lopes Olavo, o cônsul boliviano Abrahan Cuéllar Araújo e o representante da Faculdade de Santa Cruz, Márcio Aranda Garcia.
As autoridades, tanto o prefeito Francis quanto Fábio destacaram a iniciativa do projeto, principalmente, em razão de Cáceres (Brasil) e San Matias (Bolívia), terem sido incluídas na lista de “cidade gêmea” o que, pela portaria do Ministério do Desenvolvimento Rural, facilita a integração urbana entre os países vizinhos, bem como permite o livre comércio na região da fronteira.
Representante da Faculdade de Santa Cruz de La Sierra, professor Marcio Aranda Garcia, informou que, a instituição já dispõe de um pólo na província de San Matias, com dois cursos em funcionamento – Direito e Contadoria Pública. E, a previsão é de que no segundo semestre deste ano, sejam implantados os cursos de Enfermagem, Veterinária e Engenharia Agrícola. A faculdade, explicou, está instalada na sede da antiga Zona Franca de San Matias.
O curso de Medicina, em San Matias, de acordo com Aranda, está previsto para o início de 2021. Informou que, atualmente, cerca de 22 mil brasileiros, estudam em universidades bolivianas. O maior número, afirma, na Faculdade de Medicina de Santa Cruz de La Sierra. Avalia que, instalação do curso de Medicina, em um polo da faculdade em San Matias, irá facilitar, em muito, a situação dos estudantes.
Diretora Política, Pedagógica e Financeira da Unemat, Zulema Neto Figueiredo, ressaltou que a iniciativa é “louvável” e que a Unemat, será parceira da instituição boliviana, principalmente, no intercâmbio de informações e tecnologia. “A Educação é o principal instrumento de crescimento de uma nação. A Unemat será parceira da Faculdade de Santa Cruz. Iremos trocar informações e tecnologias” assinalou.