CONTADORES EM AÇÃO: Cadastro e orientação ao Auxílio Emergencial - Covid-19. Esse é o projeto idealizado pela aluna do primeiro semestre do curso de Ciências Contábeis, da UNEMAT, campus Jane Vanini, Maria Felicia Jurrupi de Oliveira, 30 anos.
Felicia já é formada em Agronegócios e Recursos Humanos, decidiu cursar Ciências Contábeis por curiosidade, onde conseguiu entrar através do último Enem. Após o surgimento do COVID-19, inúmeras manifestações foram apresentadas em vários meios de comunicação, diversas medidas foram tomadas para ajudar os cidadãos mais necessitados, entre eles o Auxílio Emergencial, feito pelo Governo Federal.
O objetivo do Auxílio Emergencial é beneficiar financeiramente milhares de brasileiros, desde os mais pobres aqueles que foram prejudicados pelo isolamento social, como microempreendedores individuais, trabalhadores informais, autônomos e desempregados. O benefício tem dois valores, um de R$ 600,00 e outro de R$ 1.200,00, esse é destinado as mulheres que sejam as únicas responsáveis pelas despesas da casa. A ajuda tem validade de três meses.
Felicia começou a acompanhar tudo pelos noticiários e teve a ideia de escrever um projeto, onde o foco era ajudar as pessoas que teriam dificuldade em fazer o acesso para pedir seu auxílio. Após montar o projeto, no dia 3 de abril, enviou para sua professora, Edir, que também é Coordenadora do Centro de Direitos Humanos. De imediato a professora aprovou o projeto e, seguiram para encontrar os parceiros necessários para colocar em prática tal trabalho.
No dia 13 de abril, Felicia entrou em contato com o gerente da Caixa Econômica de Cáceres e no dia 15 de abril, o projeto foi aceito. Até aí, Felicia e sua equipe já contava com 50 litros de Álcool e gel doado pelo IFMT-Cáceres. Fizeram um treinamento até o dia 17 de abril e, nesta semana, colocaram em prática todo o projeto.
Com o apoio da Caixa Economia Federal e incentivados pela prefeitura Municipal de Cáceres, Direitos Humanos, e parceria da Cometa Moto Center que disponibilizou uma van com toda a estrutura que precisam, Instituto Federal de Cáceres, e com uniformes que foram patrocinados pela Adunemat, o projeto já está sendo realizado.
E mesmo que o projeto ainda não esteja institucionalizado, todos os voluntários são acadêmicos do curso de Ciências Contábeis. Composta por 22 voluntários e já contêm um ponto de atendimento no interior de Poconé, com três alunos.