Zico inaugura escolinha de futebol hoje em Cáceres
Por redação
27/04/2012 - 05:44
Redação Diário de Cáceres
Por iniciativa do prefeito Túlio Fontes, Cáceres terá a partir de hoje,27, a escolinha de futebol que faz parte do projeto social do jogador Zico, a Escola Zico 10 (veja a história do projeto no final da matéria). O coordenador geral do projeto, Fábio Sodré, confirmou a presença do jogador em Cáceres nesta sexta-feira. Ele virá acompanhado pelos filhos Bruno e Thiago, e dará uma entrevista coletiva às 13:30 horas, nas dependências do 2º Batalhão de Fronteira. A tarde, marcando a inauguração do projeto em Cáceres, será realizado um jogo de futebol no Estádio do Geraldão.
Em Cáceres, explica Fábio, a parceria é particular-" fomos contratados como franquia que funcionará em Cáceres , através de um grupo de empresários ,
liderados pelo prefeito Túlio Fontes , que nesse caso , é considerado empresário Túlio Fontes". O projeto é sediado no Rio de Janeiro e não compactua com iniciativas políticas.
Denominado Golaço Social, o projeto já atinge a marca de 25 mil alunos em mais de 100 municípios do país.
Em Cáceres, Zico estará acompanhado também pelos jogadores Beto Cuiabano , Junior Baiano , Djair , Gelson Barese , Athirson , Zé
Carlos II , Válber , Bruno e Thiago Coimbra , entre outros. Ontem,26,, o projeto foi lançado em Várzea Grande, e no dia 28, será lançado em Pouso Alegre, Minas Gerais.
Fábio esteve em Cáceres há 45 dias, para tratar com os parceiros sobre a implantação do projeto. A vinda de Zico acontece "única e exclusivamente para a inauguração da escolinha", afirma ele. Uma equipe de Cáceres será treinada no Rio de Janeiro, assimilando a metodologia do projeto através de um curso de capacitação, e após, a escola recebe visitas periódicas de Fábio e sua equipe, para verificar se as metas estão sendo cumpridas. Inicialmente serão atendidos 150 crianças e adolescentes de 06 a 17 anos, que precisam estar matriculadas no ensino fundamental das redes públicas municipal e estadual de ensino, tendo freqüência escolar regular e boas notas. Cada criança ganhará um kit com calção, camisa, par de meias e porta chuteira. O lançamento do projeto será nesta sexta-feira, 27, a partir das 17h, no Estádio Geraldão. Após o ato de assinatura do contrato, será realizada uma partida amistosa de futebol com a Seleção Zico 10 Máster . A entrada é franca e a expectativa é que o evento atraia um grande público.
Conheça a história do projeto social Zico 10:
Desde a metade da década de 80, Zico alimentava o sonho de ter um centro de treinamento e de trabalhar passando conhecimento aos jovens. Mas a carreira de jogador de futebol impedia dedicação ao projeto, que chegou a ter como embrião o Nova Geração, time amador montado num condomínio, na Barra da Tijuca, apenas com filhos de amigos. Quando deixou de atuar profissionalmente, em 1994, no Japão, o Galinho colocou o sonho em prática. No dia 20 de janeiro de 1995, foi inaugurado o Centro de Futebol Zico, no Recreio dos Bandeirantes, com professores treinados, campos e estrutura adequada.
O objetivo de Zico ao fundar o clube sempre foi combinar lazer e futebol, baseando-se no conceito de que o esporte pode ser importante na formação do cidadão. Aprender a ganhar, a perder, a compartilhar e conviver em grupo. Aprendizado que se leva para a vida. E tornar-se um atleta profissional é apenas uma conseqüência. Para Zico, as crianças e jovens precisam aprender a praticar o futebol, sem isso deixar de ser uma atividade lúdica. Esta é a filosofia de ensino das escolas.
O Centro de Futebol Zico foi crescendo ao longo dos anos. De escola para clube de futebol, em 1996, com a fundação do CFZ do Rio. O próprio Centro de Futebol teve parceiros espalhados pelo Brasil, assim como o CFZ. E ganhou o mundo em 2006, quando a metodologia de ensino foi levada aos Estados Unidos por Junior Coimbra – filho mais velho do Galinho. O projeto bem-sucedido permitiu a criação de clínicas regulares na terra do Tio Sam.
Em 2008, Zico já colecionava pedidos de governos, de empresários em todo o Brasil para reproduzir localmente o método de ensino de futebol. Foi formada, então, uma equipe para criar um modelo que pudesse garantir a qualidade “Zico” do Oiapoque ao Chuí. Os filhos Bruno Coimbra e Thiago Coimbra assumiram o comando do projeto, que ganhou o nome de ESCOLA DE FUTEBOL ZICO 10.
Natal, Manaus e Juiz de Fora foram alguns dos primeiros parceiros deste novo modelo, que vai se espalhando rapidamente por todo o país.