Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
CRM recomenda a suspensão das cirurgias eletivas em hospitais de MT
Por Janaína Arruda
26/06/2020 - 12:30

Foto: arquivo

O Conselho Regional de Medicina do Estado de Mato Grosso (CRM) publicou circular nesta quinta-feira (25) recomendando a suspensão de cirurgias eletivas em hospitais privados de todo o estado de Mato Grosso, entre outras medidas administrativas no combate à Covid-19, o novo coronavírus.

 

Na Circular nº 20/2020 o CRM recomenda a suspensão urgente de realização de procedimentos cirúrgicos eletivos que demandem a internação do paciente na unidade hospitalar. E em caso de hospitais nos quais o procedimento eletivo não possa ser adiado, orientam que seja instituída uma comissão de priorização da agenda, que deve ser composta por cirurgiões, anestesistas, infectologistas, enfermeiros, além da equipe de direção do hospital.

O CRM já havia se manifestado anteriormente recomendando uma retomada gradual desses atendimentos. Porém, diante da pandemia da Covid-19 e do número crescente de casos de contaminação, bem como a lotação de hospitais tanto público quando privados, o conselho revogou as recomendações anteriores, orientando a suspensão total das cirurgias eletivas.

O documento ainda recomenda que procedimentos ambulatoriais deverão ser realizados com adoção de medidas de controle de acesso, limitação do público em áreas internas e externas, de forma a evitar aglomerações e para manter a distância mínima de 1,5m entre as pessoas. E também o cumprimento das normas preconizadas por órgãos de saúde quanto à higienização dos locais e uso obrigatório de máscara de proteção.

A presidente do Conselho, Dra. Hildenete Monteiro Fortes, salienta que esta recomendação não deve alcançar as cirurgias oncológicas e cardiovasculares, dada as suas especificidades, assim como os atendimentos de Urgência e Emergência. “O teor desta recomendação será reavaliado em 15 dias, após analisarmos o contexto de evolução da pandemia no Estado de Mato Grosso”, diz trecho do documento. 

(Com assessoria)
Carregando comentarios...