Mobilidade:Unemat e universidade espanhola de Extremadura firmam acordo de cooperação
Por assessoria
08/11/2012 - 18:55
A Universidade do Estado de Mato Grosso e a Universidade de Extremadura, localizada em Cáceres na Espanha firmaram acordo de cooperação visando garantir a mobilidade acadêmica.
O documento foi assinado pelo reitor da Unemat, Adriano Aparecido Silva e entregue ao assessor técnico do Conselho de Educação da Embaixada da Espanha, Marcial Izquierdo Blanco. O documento já foi previamente assinado também pelo reitor da universidade espanhola, professor dr. Segundo Píriz Duran.
O acordo de cooperação prevê o intercâmbio de docentes, pesquisadores, técnicos, estudantes, além do intercâmbio de informações e publicações acadêmicas, implementação de projetos conjuntos de pesquisa e presença recíproca em eventuais eventos, debates, conferências ou simpósios de mútuo interesse.
Para a pró-reitora de Ensino de Graduação da Unemat, professora drª Ana Maria Di Renzo, o acordo é mais um passo importante para a consolidação da mobilidade acadêmica dentro da instituição visto que abre novas possibilidades. De acordo com ela, a proposta da Unemat é estender os acordos de cooperação com os países latino-americanos e o fato de firmar uma parceria com uma universidade espanhola abre inclusive novas perspectivas para o ensino da língua espanhola dentro da Unemat.
Para o representante da Embaixada Espanhola, Marcial Blanco, esse acordo vai ser bastante proveitoso para as duas universidades. Ele também destacou a feliz coincidência das duas instituições envolvidas estarem situadas em cidades que têm o mesmo nome, Cáceres. “Nós estamos vivendo em um mundo globalizado e essas parcerias, ainda mais para a Espanha e Brasil que mantém boas relações é muito interessante”, diz.
O reitor Adriano Silva, também destacou o avanço que esse acordo trás para a comunidade acadêmica, já que abre novas perspectivas de pesquisas, intercâmbios e crescimento. “Nós temos que estreitar laços e ampliar sempre os horizontes buscando uma formação mais sólida e com retorno para a sociedade”, diz.
A cooperação firmada entre as instituições tem validade por cinco anos e pode ser renovada mediante interesse das mesmas por meio de termo aditivo. Também participaram da solenidade a pró-reitora de Extensão e Cultura, Juliana Matiello, e assessoras da Proeg, professora Maribel e Maristela Sarian.