Vereador desde 2017, José Eduardo Torres (Zé Eduardo), do PSC, tem propostas para governar de um jeito mais próximo do cidadão cacerense. A Frente de Desenvolvimento Social e Participação Cidadã é um dos quatro pilares do seu governo e, como o próprio nome diz, objetiva criar uma gestão mais participativa e integrada da sociedade.
Entre suas ações estão a valorização e a qualificação do servidor público municipal. “Há muitas gestões, eles são desvalorizados e esta situação não pode mais ficar assim”, ressalta o candidato.
Zé Eduardo também pretende divulgar e incentivar a consulta cidadã ao Portal da Transparência do Município, para que a população fique de olho no andamento dos serviços públicos. Outra iniciativa é a criação do Sistema Municipal de Participação Popular e Gestão Democrática da Cidade, dando eficácia ao orçamento participativo em Cáceres.
Para atingir seus objetivos, o candidato pretende reunir os esforços de todas as Secretarias. “Elas não mais atuarão com fórmulas estanques e de forma isolada, porque as necessidades dos cidadãos são complexas, envolvem muitas demandas”, revela.
A ideia é respeitar a autonomia e também incentivar o intercâmbio de iniciativas, de forma integrada. “É inadmissível, por exemplo, que o secretário de uma pasta, fazendo apresentação da execução orçamentária, saiba os valores, mas não quantos cidadãos foram atendidos na saúde e na educação”, comenta.
Segundo ele, a verdadeira demonstração de resultados está na qualidade de vida do cidadão, não em quanto foi economizado nas contas da prefeitura. “Não podemos mais ver como resultado favorável os cofres da Prefeitura cheios enquanto há tantos cidadãos passando por necessidades.”
No Legislativo, desde que começou a atuar na Câmara, Zé Eduardo preocupa-se em legislar para o povo. Mas, nem sempre, os projetos de lei são aprovados. Por isso, é tão importante ter uma administração atrelada a um corpo legislativo que governe em harmonia.
Um de seus projetos de lei, o de nº 2.656/2018, institui o Banco de Ideias Legislativas, com a finalidade de promover a legislação participativa em Cáceres, aproximando população e Câmara Municipal. Ou seja, há dois anos, Zé Eduardo ressalta a importância de uma gestão com o apoio da população cacerense.