A etapa de novembro de vacinação contra a febre aftosa foi prorrogada até o dia 10 de dezembro em todo Mato Grosso para vacinação e comunicação ao Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea MT). Bovinos e bubalinos até 24 meses devem ser imunizados.
Os animais do Pantanal podem ser vacinados até o dia 15 de dezembro, assim como a comunicação feita ao Indea MT. Nesta etapa, 14 milhões de animais devem ser vacinados em todo o Estado.
“Avaliamos os índices de vacinação desta etapa e verificamos a necessidade de mais prazo para os pecuaristas. Está sendo um ano atípico, com pandemia, baixos índices hídricos e incêndios no Pantanal. Então, avaliamos semanalmente, juntamente com o Ministério da Agricultura e Pecuária, a situação para tomar novas decisões”, explica Marcos Catão, presidente do Indea MT.
A vacinação diferenciada no Pantanal foi determinação do secretário de Desenvolvimento Econômico, César Miranda: “Devido aos incêndios florestais ocorridos no Pantanal neste ano, o setor pecuário passa por um momento muito delicado. O Indea MT está atento aos índices e às necessidades dos pecuaristas neste período”.