Francis quer investir em tecnologia para melhorar arrecadação
Por assessoria
13/11/2012 - 17:50
O prefeito eleito de Cáceres, Francis Maris Cruz, esteve nesta segunda-feira (12) em Cuiabá para discutir a possibilidade de contratar a empresa Tecnomapas para voltar a atuar no município. A ideia é que eles possam disponibilizar serviços de tecnologia na área de sensoriamento remoto e cartografia com vistas a garantir um melhor levantamento para a cobrança do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), sem aumento de impostos.
Para Francis, nesse momento em que o município passa por muitas dificuldades, com obras emergenciais a serem feitas, é fundamental que a população reconheça que é necessário colaborar e pagar os impostos. “Pois só assim a Prefeitura terá recursos para fazer o que é necessário. Nós temos o compromisso com o povo de Cáceres de fazer uma administração séria, competente e transparente, e isso vamos fazer, mas será preciso também que cada cidadão faça a sua parte e nos ajude pagando os seus impostos. Nós não temos a intenção de aumentar os impostos”, afirma.
O prefeito eleito explica que o sistema imobiliário da Prefeitura de Cáceres está defasado e com grandes problemas de organização, o que leva a muitas pessoas estarem inadimplentes com o IPTU. “Eu conheço pessoas que até querem pagar os impostos, mas o sistema da prefeitura está desorganizado, com endereço de cadastramento equivocado, ou ainda que estão inadimplentes porque sabe que a Prefeitura não vai cobrar. Então queremos investir em tecnologia para receber o que é devido”, diz.
Francis destaca que a contratação da empresa Tecnomapas, que possui entre seus clientes a Prefeitura de Cuiabá, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente, órgãos públicos do Pará, Rondônia, Espírito Santo e até prefeituras do interior de São Paulo, se justifica porque os recursos e equipamentos da prefeitura estão defasados. “Os nossos servidores não receberam a devida atualização, não dispõem de recursos tecnológicos que nos permitam, pelo menos no momento, realizar esse levantamento imobiliário com a precisão que necessitamos”, explica. Segundo ele, a empresa ficou de apresentar uma proposta que será analisada pela próxima gestão.
Além do prefeito eleito, o deputado estadual Ezequiel Fonseca e o vereador eleito Domingos dos Santos também participaram a reunião na empresa Tecnomapas. Ezequiel também destacou que é importante para o município investir em tecnologia para garantir melhor desenvolvimento.