Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Secretaria de Saúde alerta para o aumento da demanda de atendimentos na Central do Covid
Por redação
16/12/2020 - 07:29

Foto: reprodução

Apesar de configurar na classificação de risco baixo de infecção do coronavirus, pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), o crescente número de casos suspeitos e confirmados pelo contágio, na primeira quinzena do mês de dezembro, dispara o sinal de alerta da Secretaria de Saúde, em Cáceres.

Depois da aparente tranquilidade, com a redução significativa de pacientes, nos meses de outubro e novembro, dezenas de pessoas deram entrada na Unidade de Saúde do Covid com sintomas da infecção nesta última semana. Hoje existem várias famílias sendo acompanhadas pelo Call Center devido às contaminações após confraternizações.

A situação é preocupante. Um relatório da Secretaria Municipal de Saúde aponta que de 1 a 14 de novembro, deram entrada nas unidades de saúde com casos suspeitos e alguns confirmados da infecção 378 pessoas, onde no mesmo período de dias  neste mês de dezembro, já foram 469 atendimentos.

E, comparando os boletins de novembro e dezembro referente aos casos positivados entre os dias 05/11 a 12/11 foram 15 pacientes positivados e no mesmo período de dias deste mês foram 44 novos casos confirmados. Somente, na segunda feira, foram 52 casos de pacientes que buscaram atendimento na unidade Central do Covid. O crescente número desta última semana está evidente, dessa forma.

A Secretaria de Saúde recomenda para que as pessoas redobrem os cuidados e mantenham as normas de segurança para evitar o aumento dos casos contaminação, caso contrário o município caminha, para o avanço da pandemia.

 “Temos que redobrar os cuidados e manter, rigorosamente, as normas de segurança. Só assim vamos evitar que tenhamos novamente a crescente onda do novo coronavirus na cidade” assinala a secretária Silvia Roberta Pereira de Jesus Ortiz.

A secretária ainda cita que o que se percebe é que a população se acomodou. Nas ruas um número expressivo da população não está utilizando a máscara e afirma que as pessoas acostumaram com a situação, situação essa  muito séria porque, se houver aumento dos casos, poderá ser pior que nos meses anteriores, levando em conta que, atualmente, só temos o Hospital Regional acolhendo os pacientes de Covid-19. O Hospital São Luiz não está atendendo os pacientes com essa doença.

Recomenda ainda a secretária para que as pessoas evitem se tocarem, evitem tirar a máscara, não compartilhem utensílios, mesmo estando em época de festividades e confraternização de fim de ano.

“São datas especiais, mas a nossa saúde está acima de tudo. Utilizem a máscara, temos que cuidar uns dos outros, com o devido cuidado e cumprimento as normas temos a probabilidade de manter vida quase normal em família e sociedade”.

Coordenadora dos Centros de Especialidades e membro do Comitê do Covid, Vanderly Muniz também demonstra preocupação ao afirmar que, nos últimos dias, a maioria dos pacientes, buscam atendimentos na Central do Covid, já com febre alta, saturando baixo, sendo necessário o encaminhamento à Unidade de Pronto Atendimento.

Recomendações e cuidados 

– Evitar contato próximo com pessoas que sofrem de infecções respiratórias agudas; – Usar máscara quando sair de casa; – Evitar aglomerações; – Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabão, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool;

– Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas – Evitar contato próximo com pessoas doentes. Ficar em casa quando estiver doente; – Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo; – Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.

Carregando comentarios...