Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Prefeitura de Cáceres tem a maior frota municipal de ônibus escolares do Brasil
Por Esdras Crepaldi
17/12/2020 - 15:06

Foto: assessoria

Com a aquisição de mais cinco ônibus escolares, a prefeitura de Cáceres transforma sua frota municipal na maior do Brasil.

Com recursos próprios, do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação e comodatos com o governo estadual, a gestão municipal adquiriu 82 amarelinhos entre 2013 e 2020. 

Esses ônibus percorrem diariamente mais de 11 mil quilômetros para atender 69 linhas. Mensalmente eles rodam em média 230 mil quilômetros, assegurando o transporte nos dias letivos para quase dois mil alunos da educação infantil e do ensino fundamental e garantindo a presença deles em sala de aula no horário e turno corretos.

Todos os anos antes de se iniciar as aulas os veículos passam por uma manutenção preventiva e revisão completa. Tacógrafos, freios, troca de óleo, filtros novos, mecânica e elétrica são serviços frequentes na frota municipal. As estradas também recebem atenção especial, isso dá mais qualidade no deslocamento.

Segundo o prefeito Francis Maris Cruz a ação é parte das políticas públicas da educação municipal.  “Estas são formas eficientes de gerir os recursos da educação municipal. Transporte escolar também é compromisso com a educação, essa oferta reforça a qualidade da educação e a frequência dos nossos alunos”, destaca o prefeito.

Francis Maris enfatiza que além da economia originada com o transporte escolar, a prefeitura também gerou emprego para dezenas de motoristas, que são capacitados e qualificados para transportar os estudantes. “Geramos novos empregos para motoristas e os preparamos para esta importante função”, observa  Francis.

A Secretária Municipal de Educação Luzinete Tolomeu, informa que  para prepará-los foi criado o  projeto “Motorista capacitado é transporte seguro” que visa conscientizar os motoristas escolares a agirem de forma ética, segura e eficaz, orientando da responsabilidade que a função exige em levar e buscar nossos alunos que precisam dessa modalidade de condução.

Carregando comentarios...