Faleceu nesta sexta-feira (22/01), o ex- prefeito de Pontes e Lacerda Dauri Alves Mariano, vítima de uma doença neurodegenerativa. Dauri estava internado desde outubro de 2020 no estado de Minas Gerais.
A família fez um comunicado oficial que circula nas redes sociais, informando a causa da morte. O ex-prefeito de Pontes e Lacerda foi acometido à Creutzfeldt-jakob, uma doença rara que causa sérias complicações cerebrais.
Em 2018 a Tv Centro Oeste, através do Blog do Vieira, publicou um artigo sobre o então Ex-prefeito e médico de Pontes e Lacerda.
Acompanhe na íntegra:
Ex-prefeitos de Pontes e Lacerda III, pelo historiador Gilmar Maldonado – Dauri Alves Mariano
DAURI ALVES MARIANO – 01/01/1989 a 31/12/1992
Em 15 de novembro de 1988, foi eleito prefeito do município, o médico radicado em Pontes e Lacerda desde 1972 Dauri Alves Mariano, pelo PMDB. Naquele momento a população do Brasil estava eufórica com o fim do governo militar e a retomada da democracia.
O Partido do Movimento Democrático Brasileiro PMDB se firmava como o grande responsável pela redemocratização do país e vivia seu melhor período da história, com Sarney na presidência da República.
Principais obras e investimentos públicos do Dr. Dauri Alves Mariano.
Dr. Dauri que em seu slogan de campanha usou a frase “ação e pavimentação”, logo que assumiu, cuidou de pavimentar as ruas e avenidas principais da cidade.
Na área de educação, construiu diversas escolas na zona rural do município, além de buscar parceria com o estado nas construções das escolas estaduais Vale do Guaporé, São José, 06 de Agosto e Antonio Carlos de Brito, já que a demanda de alunos não era totalmente atendida pelas escolas existentes. Construiu ainda a creche Maria Antonia Galvão Neto.
Intermediou a criação do Bairro Morada da Serra através de área doada pela Fazenda São João, a pista de kart e de MotoCross e a doação da área do Parque de Exposições para o Sindicato Rural, pelo senhor Osvaldo Aranha Marquez, cujo recinto leva o seu nome.
O prefeito adquiriu veículos e maquinarias novos para a secretaria de obras, deu total apoio à saúde pública, ao desporto local e educação do município.
Apoiou ainda os povoados de Conquista do Oeste e Vale de São Domingos, recém surgidos dentro dos limites do município.
Trouxe para Pontes e Lacerda o curso de letras da UNEMAT, primeiro ensino superior do município.
Foi ainda instalada na cidade uma unidade local do INDEA/MT.
Na iniciativa privada houve aumento das casas comerciais e o início do 2.º Ciclo do Ouro na região.
Houve ainda fundação do Jornal A Voz do Vale, e a instalação da Rádio Jornal, e a TV Cidade, pioneiras da comunicação local.