Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Em Cáceres, casal transforma pneus velhos em camas para animais, floreiras e outros objetos
Por Geiseane Lemes - Redação TVmaisnews
17/03/2021 - 10:49

Foto: reprodução

Quando chega a época do frio os donos de animais ficam preocupados como agasalhar os bichos. Querem deixá-los somente dentro de casa ou em ambiente que aquece. Em Cáceres-MT (217 Km de Cuiabá) tem um casal que faz camas para os pets com pneus que seriam descartados no meio ambiente.
Benedita Antônia tem 54 anos de idade e Vitorino Oliveira quase 60. Além das camas, eles transformam pneus velhos e descartados em diversos tipos de materiais para enfeitar a casa. Com isso, contribuem para o meio ambiente e lucram vendendo os produtos.

A ideia surgiu em 2018 quando ela, junto com o marido, fez uma floreira quadrada para presentear a sua comadre. Então o filho do casal deu a sugestão de publicar o trabalho no facebook com o intuito de vender. “Colocamos no facebook e nessa época nós vendemos bastante”.

Para produzir os trabalhos, os pneus são coletados nas borracharias ou os próprios borracheiros levam para eles. Para chegar a forma adequada é utilizado cola de madeira, parafusos, pregos e as tintas, acrílica e sintética.

 

As cores são conforme o gosto do cliente. Pelas mãos do casal os pneus são transformados em florais, lixeira, vasos para hortas entre outras infinitas utilidades.

Eles ainda não são aposentados e o que começou como um hobby hoje já é uma renda para a família. “

Meu marido era carpinteiro e pedreiro. Eu sempre fui do lar, faço costura de concertos. Mas, devido ao problema que tenho na coluna, nossa renda é somente do trabalho com pneus

”.

As artes são comercializadas em Cuiabá e Várzea Grande e dona Benedita diz que o “movimento” em Cáceres ainda não é muito, a procura maior são pelas camas de animais em dias de frio. “

Por ser somente eu e o meu marido, trabalhamos com pouca demanda, fazemos mesmo só para a sobrevivência. E também para não ficar parado, temos que ser ativos

”.

Um pneu demora em média até 600 anos para chegar à decomposição. No Brasil são produzidos, em média, mais de 40 milhões de pneus por ano. O grande desafio é dar uma finalidade econômica e ambientalmente correta para o pneu inservível, ou seja, aquele que não pode ser mais recauchutado ou mesmo reformado, visto que pode causar acidentes, devido a sua fragilidade.

O empreendimento do casal contribui, principalmente, para o meio ambiente. Para comprar, é preciso entrar em contato pelo telefone 

(65) 99901-0969.

 

 

 

Carregando comentarios...