Com o objetivo de preservar a saúde de moradores e visitantes, além de manter o controle de acesso à sede do município, a Prefeitura Municipal de Cáceres instala barreira sanitária em pontos da cidade.
De acordo com o Decreto Municipal nº 307 de 29 de março de 2021, que ratifica as medidas restritivas do Decreto Estadual nº 874, de 25 de março de 2021, o município deve adotar medidas não-farmacológicas como o controle do perímetro da área de contenção, por barreiras sanitárias, para triagem da entrada e saída de pessoas, ficando autorizada apenas a circulação de pessoas com o objetivo de acessar e exercer atividades essenciais.
Os veículos que chegam à cidade são abordados pela equipe de monitoramento da barreira sanitária e os ocupantes são questionados a respeito da visita. Caso não consiga comprovar a finalidade autorizada pelo Decreto Municipal nº 307, art. 5º, que trata da circulação de pessoas e veículos pelas vias e logradouros públicos do Município, o descumprimento das medidas restritivas por pessoas físicas ensejará a lavratura de Termo Circunstanciado de Ocorrência pela autoridade policial competente, além da aplicação de multas e sanções cíveis cabíveis.
Para a prefeita Eliene, “o aumento do número de casos e, consequentemente, internações e óbitos provocados por essa doença, nos preocupa muito. Por isso o município precisa intensificar o trabalho de orientação e aderir protocolos de biossegurança mais rígidos, entre eles, a adoção de barreiras sanitárias nas entradas da cidade, a fim de assegurar a assistência adequada à população e conter o avanço da Covid-19”, disse.
Moradora no Bairro Santo Antônio, a artesã Maria dos Reis, elogiou a iniciativa adotada pelo município. “Estamos passando por um momento muito difícil por conta dessa pandemia e esse trabalho é uma forma de prevenir. Acredito que seja muito importante no sentido de alertar a população”, comentou.
Segundo Cynara Piran, coordenadora municipal de Vigilância em Saúde, “a barreira tem o caráter de uma medida de controle sanitário. O nosso objetivo maior é sensibilizar essas pessoas sobre as medidas de prevenção e, de certa forma, controlar o acesso ao nosso município, porém, estaremos cumprindo rigorosamente com o que diz o Decreto sobre a circulação de pessoas e as sanções previstas”.
As intervenções estão ocorrendo em pontos considerados estratégicos da cidade, das 08:00h às 17:00h, e conta com o apoio da Polícia Militar do Estado de Mato Grosso, da Coordenadoria Executiva de Trânsito, além da própria equipe de Vigilância em Saúde da Prefeitura Municipal de Cáceres, devendo permanecer, de acordo com o Decreto Municipal nº 316, de 1º de abril de 2021, até o dia 07/04/2021.