A última quarta-feira, 7/4, foi de muita emoção no Hospital São Luiz (HSL), em Cáceres. A unidade comemorou a recuperação de dois pacientes em tratamento pela Covid-19.
Allison Reis da Silva Oliveira, de 28 anos, e Maria Siqueira Oliveira, de 62, estavam internados desde o final do mês de março, apresentando quadro de insuficiência respiratória, entre outros sintomas.
No caso de Allison, ele deu entrada no São Luiz no dia 29 de março, apresentando insuficiência respiratória aguda por complicações do novo coronavírus. Devido ao quadro clínico precisou ser intubado durante seis dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Ao todo, foram dez dias recebendo os cuidados da equipe assistencial antes de receber a alta hospitalar.
Já a Maria foi admitida no dia 31, também com o quadro clínico de insuficiência respiratória aguda, mas não precisou ser intubada. No entanto, houve a necessidade do auxílio de oxigênio durante o tratamento. A alta médica aconteceu após oito dias de internação.
Para comemorar as altas simultâneas a equipe assistencial do Hospital São Luiz fez um corredor com balões para prestar homenagens aos pacientes. Durante a saída deles do hospital, os profissionais se despediram dos pacientes com muitas palmas em reconhecimento ao momento especial.
“Eu me emocionei quando os dois receberam alta. Estamos passando por uma fase muito difícil e a recuperação de ambos mostra que ainda há esperança e podemos confiar em dias melhores”, conta Thayla Arruda, enfermeira e coordenadora da UTI.
O HSL é um hospital próprio da entidade filantrópica Pró-Saúde. A unidade está atendendo os casos de pacientes com Covid-19 por meio de convênio ou particular. O hospital dispõe de cinco leitos de UTI para esse tipo de atendimento.
Para Diego Pes, diretor Assistencial do HSL, houve uma mudança no tipo de paciente atendido pelo hospital com a Covid-19. “O perfil dos doentes que temos internados hoje, são de pessoas cada vez mais jovens e muitos sem nenhuma comorbidade. Acho importante que todos entendam a gravidade e fiquem em casa para diminuir o contágio da doença”, explica.
Além dos casos de Covid-19, o Hospital São Luiz é referência no atendimento de média e alta complexidades para 22 municípios do Oeste Mato-Grossense e do país vizinho, a Bolívia.