Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Para evitar gastos com compra de cilindros, vereadores aprovam indicação para aquisição de usina de oxigênio
Por Felipe Deliberaes
05/05/2021 - 14:38

Foto: arquivo

Uma indicação aprovada por unanimidade na Sessão Ordinária de segunda-feira (3), na Câmara Municipal de Cáceres, solicita que o Executivo Municipal adquira uma usina de oxigênio para instalação na unidade de saúde da cidade, visando atender a demanda de oxigênio dos pacientes infectados com a Covid-19.

De autoria do vereador Isaías Bezerra, a proposição justifica que servidores e coordenadores da Saúde municipal estão tendo de realizar inúmeras viagens à capital Cuiabá em busca de cilindros de oxigênio para suprir as necessidades dos hospitais, as quais seriam diminuídas e até zeradas caso Cáceres possua sua própria usina.

Isaías relata o caso do município de Guaxupé/MG, que, em 2020, recebeu recursos do Governo Federal e adquiriu uma usina ao custo de R$500 mil, capaz de gerar 30m³ de oxigênio por hora e economizando cerca de R$10 mil por mês em relação ao equipamento antigo. 

O vereador reitera que Guaxupé, assim como Cáceres, é polo regional e atende municípios vizinhos. Com a amenização da necessidade de oxigênio em solo cacerense, a Prefeitura poderia eventualmente vender o excedente às cidades da região oeste do Mato Grosso. A cidade paranaense de Francisco Beltrão é outra que anunciou recentemente a aquisição deste equipamento.

Carregando comentarios...