Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Proposição aprovada por unanimidade solicita que Prefeitura crie um Comitê para iniciação do Projeto de Cidade Inteligente
Por Felipe Deliberaes
01/07/2021 - 10:40

Foto: arquivo

Na Sessão Ordinária de segunda-feira (28), os vereadores da Câmara Municipal de Cáceres aprovaram por unanimidade uma indicação que solicita da Prefeitura a criação de um Comitê visando a iniciação do Projeto de Cidade Inteligente (Smart City) no município.

De autoria do vereador Cézare Pastorello, o projeto busca a otimização dos recursos da cidade com intenso uso da tecnologia de acordo com as mais novas propostas de Smart Cities mundiais e a Carta Brasileira para Instituição das Cidades Inteligentes da Secretaria Nacional de Mobilidade e Desenvolvimento Regional e Urbano do Ministério do Desenvolvimento Regional, em parceria com o Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações e com o Ministério das Comunicações. 

Pastorello aponta, como um dos maiores e mais importantes marcos da história recente de Cáceres, a chegada da internet via Fibra Ótica às residências e pequenas empresas. Após a chegada da primeira empresa, em 2019, mais 4 disponibilizaram esse serviço à população e comércios.

O autor da proposição afirma que a otimização do serviço público é uma pauta prioritária no mundo todo para o progresso social, dada a capacidade limitada do poder público de tributar e a crescente demanda por serviços públicos de qualidade, como transporte, educação, saúde e lazer e segurança - sendo estes os 5 pilares a serem alavancados nas cidades inteligentes.

Isso será possível com as conexões de fibra ótica, das quais Cáceres já dispõe em boa parte de seu território e que poderão fazer a otimização da tecnologia do transporte público, monitoramento do fluxo de trânsito, implementação de wi-fi gratuito nas praças públicas e modernização dos equipamentos das forças de segurança, entre outras medidas integradas.

Carregando comentarios...