Os vereadores da Câmara Municipal de Cáceres aprovaram, na Sessão Ordinária de segunda-feira (12), uma moção de aplausos aos Deputados Estaduais da Assembleia Legislativa pela aprovação de emenda que prevê a reintegração de 61 profissionais excluídos do quadro de servidores da Empresa Mato-Grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (EMPAER), e uma indicação pedindo o fortalecimento da estatal junto ao Governo Estadual.
A moção foi assinada por todos os vereadores e parabeniza os Deputados pela aprovação da Proposta de Emenda à Constituição nº10/2021, que reintegra 61 servidores desligados da EMPAER no início de junho e aguarda sanção do Governador Mauro Mendes; já a indicação é de autoria da vereadora Valdeníria Dutra. Ambas enfatizam a importância da estatal para o desenvolvimento da cadeia produtiva no Mato Grosso: a empresa tem como missão gerar conhecimento, tecnologia e extensão para o desenvolvimento sustentável do meio rural, com prioridade à agricultura familiar.
Na indicação, Valdeníria aponta que os 141 municípios e distritos mato-grossenses necessitam deste órgão para seu desenvolvimento rural e pesquisas tecnológicas, e Cáceres em especial conta com muitos pequenos produtores, os quais podem usufruir do amparo da EMPAER em seus trabalhos.
Estas são as razões pelas quais a vereadora, que tem longo histórico de defesa da empresa, pede que o Presidente da Assembleia Legislativa, Deputado Max Russi, faça gestões junto ao Poder Executivo em prol da estatal.