Ribeirinhos, peões de fazenda, assim como os demais moradores do Pantanal Mato-grossense, na região de Cáceres, serão vacinados contra o Covid-19.
A imunização dos pantaneiros está prevista para a próxima semana.
A previsão, de acordo com a coordenadora de Vacinação da Secretaria de Saúde, Cynara Piram, é de que cerca de 100 pessoas, receberão as doses. A equipe irá percorrer 300 quilômetros, em toda região, para cumprir a meta.
Os agentes de saúde terão como base um local próximo a fazenda Uberaba, localizada na área central do pantanal.
A expectativa é de que, o trabalho seja realizado em dois dias. A demora, conforme a coordenação, é devido à distância a ser percorrida e a dificuldade de locomoção em determinados trechos.
Há informação, conforme a coordenadora, de que vários moradores, já com idade para vacinar ainda não o fizeram.
“Temos informações de que existem muitos moradores, já com idade para vacinar e ainda não receberam as doses. E estão passando da hora” assinalou. O trabalho de imunização será acompanhado pelo vereador Franco Valério, representante da Câmara Municipal, que tem acompanhado o trabalho desempenhado pela Secretaria de Saúde, no tocante a vacinação.
50% da população em Cáceres já recebeu 1ª dose
Cerca de 50 mil doses da vacina já foram aplicadas, em Cáceres. O total corresponde a mais de 50% da população. De acordo com a coordenação, mais de 50% dos moradores já recebeu a primeira dose. E, 15% as duas doses.
A alta cobertura vacinal, conforme a coordenadora, se deve ao empenho da prefeitura, através da Secretaria de Saúde, em ampliar, inclusive, os postos de vacinação, visando a imunização da população.
Além do perímetro urbano, de acordo com Cinara Piram, o trabalho vem sendo desempenhado, com a mesma intensidade na zona rural do município. Explicou que o Corpo de Bombeiros realiza a 1ª e 2ª dose de todos os imunizantes e as unidades da saúde, a da AstraZeneca.