Acadêmicos do curso de Enfermagem da Estácio Fapan estão participando, desde quarta-feira (21), do mutirão de vacinação contra a Covid-19. O trabalho é feito em parceria com a Secretaria de Saúde do município de Cáceres e faz parte do projeto de extensão do curso, o “Vacina Sem Fronteira”.
Ao todo, são 10 alunos voluntários escalados, em forma de rodízio, para atender aos três turnos de atendimento na unidade PSF (Posto de Saúde da Família) Cavalhada. Os alunos são supervisionados por dois preceptores. O horário de atendimento na unidade de saúde é das 7h30 às 11h30, das 13h30 às 17h30 e das 18h às 22h.
Coordenadora do curso de Enfermagem da Estácio Fapan, a professora e enfermeira Priscila Silva explica que a ideia da ação é ajudar o município a avançar na imunização contra a Covid-19 e, também, oferecer prática para os acadêmicos. “É uma forma de contribuirmos com a sociedade, devolver todo o acolhimento que recebemos. Além disso, o aluno adquire conhecimento e amadurecimento das práticas do exercício da profissão”, explica.
O projeto de extensão “Vacina Sem Fronteira” começou em 2020 e, até agora, já contribuiu com a imunização de 1,2 mil pessoas contra a Covid-19. Com a participação de acadêmicos a partir do 5º semestre do curso de Enfermagem, o projeto atende as áreas urbana, rural e, também, ribeirinha de Cáceres.
“Nosso objetivo é estimular o aluno ao exercício prático da profissão e contribuir com a sociedade através da imunização. O ‘Vacina Sem Fronteira’ não atua apenas na imunização contra a Covid-19, mas também contra febre-amarela, antitetânica, influenza. Ou seja, em todo o calendário vacinal, do nascer ao morrer”, conta Priscila.